JUSTIÇA

EUA abrem investigação contra Uber por uso de software fraudulento

De acordo com a fonte que pediu anonimato, o procurador-federal do distrito norte da Califórnia, Brian Stretch, é o encarregado pela investigação

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/05/2017 às 18:19
Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
De acordo com a fonte que pediu anonimato, o procurador-federal do distrito norte da Califórnia, Brian Stretch, é o encarregado pela investigação - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Leitura:

Os Estados Unidos abriram uma investigação contra a Uber depois de saber que o serviço de transporte utilizava um software que lhe permitia driblar as autoridades em áreas restritas para seus motoristas. A investigação tenta determinar o modo como o Uber usava o software, indicou nesta sexta-feira (5) à AFP uma fonte próxima ao caso, confirmando a informação revelada pelo jornal The Washington Post.

De acordo com a fonte que pediu anonimato, o procurador-federal do distrito norte da Califórnia, Brian Stretch, é o encarregado pela investigação. Um porta-voz do procurador, contactado pela AFP, não quis comentar o caso.

O software Greyball, cuja existência foi revelada pelo jornal The New York Times, funcionava graças a dados dos usuários: trabalhadores das autoridades reguladoras, por exemplo, eram identificados e suas solicitações do serviço eram anuladas.

Uber

A empresa defendeu o software alegando que servia para proteger seus motoristas de rivais mal-intencionados que recorriam a smartphones para perturbar seu trabalho, e não para driblar as autoridades. A Uber, que reconheceu a existência do software e se comprometeu a não usá-lo mais, argumentou que o Greyball tinha várias funções, incluindo a proteção de seus motoristas de usuários violentos ou que descumprem os termos e condições do serviço.

Últimas notícias