COMÉRCIO

CNC estima em 3,9% o crescimento do comércio varejista em 2017

O índice é calculado com base em dados do mês de novembro

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 09/01/2018 às 14:21
Foto: JC Imagem
O índice é calculado com base em dados do mês de novembro - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta terça-feira (9) uma estimativa onde aponta que o crescimento para o comércio varejista em 2017 deve ser de 3,9%. O percentual foi calculado com base em dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de novembro, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A PMC de novembro mostra que o volume de vendas nos 10 segmentos que integram o varejo ampliado avançou 2,5% em relação a outubro. Segundo a CNC, foi o melhor resultado na comparação mensal desde 2003, quando o IBGE passou a divulgar os dados do varejo ampliado. Frente a novembro de 2016, houve alta de 8,7%.

"Os segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%) e móveis e eletrodomésticos (6,1%) foram os principais destaques de novembro, impactados pelo aumento das vendas decorrentes da Black Friday", registra nota divulgada pela CNC. A entidade também destacou a recuperação do varejo em 23 das 27 unidades da federação, quando considerado o acumulado dos últimos 12 meses.

“Entre 2014 e 2016, o volume médio de vendas do setor recuou 20%, revelando que, apesar dos recentes resultados positivos, a estrada de recuperação do nível de vendas anterior à crise econômica será longa, não devendo ocorrer antes de 2020”, avaliou Fábio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

Fundada em 1945, a CNC é uma entidade sindical que representa cerca de 5 milhões de empresas. Para 2018, ela projeta um crescimento no comércio varejista de 5,1%, desde que se preserve o atual cenário de inflação abaixo da meta e de juros em queda.

Últimas notícias