Pecuária

Leilão de caprinos e ovinos movimenta Exposição de Animais

Evento acontece neste sábado (12), no Parque de Exposições do Cordeiro

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 11/11/2016 às 9:52
Divulgação
Evento acontece neste sábado (12), no Parque de Exposições do Cordeiro - FOTO: Divulgação
Leitura:

O Leilão Tradição Pernambuco 2016 vai movimentar, neste sábado (12), a 75ª Exposição Nordestina dos Animais e Produtos Derivados, no Cordeiro. Serão ofertados caprinos e ovinos de alta linhagem genética de pecuaristas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Promovido pela Casa do Santa Inês, Rebanho Alto do Cruzeiro, Rebanho Black Fox, Rebanho Caroatá e Rebanho FTI, o evento está programado para começar a partir do meio-dia no tatersal da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC). 

Trinta animais das raças de ovinos Santa Inês e Dorper e de caprinos Boer e Anglo Nubiano vão participar do leilão. Muitos deles são animais que se destacaram nas últimas exposições realizadas pelo Nordeste. A estimativa dos organizadores é de que os preços dos lotes variem de acordo com as características de cada animal, levando em consideração parâmetros de excelência definidos para cada raça. O pagamento poderá ser feito em 24 parcelas. 

Eleito como o melhor criador e melhor expositor da raça Santa Inês na Festa do Boi de Natal, no mês passado, o Rebanho FTI (Fazenda Três Irmãos) participa do leilão. O grupo tem expertise na criação das raças Santa Inês, Dorper e Boer, além de bovinos Sindi, no município de Bezerros desde 1995. Só de caprinos e ovinos, são 350 cabeças. Para o leilão, o Rebanho FTI está levando três ovinos Santa Inês. Uma delas é Mel, Reservada Grande Campeã do Futuro em Limoeiro. 

“Pernambuco se diferencia na criação de caprinos e ovinos no Nordeste graças ao clima, à genética e à utilização de tecnologias como inseminação artificial, fertilização in vitro e transferência de embrião. Hoje o Estado tem o segundo maior rebanho do Nordeste, atrás apenas da Bahia”, observa o criador do Rebanho FTI, João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo. 
O presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha, reforça que a criação de caprinos e ovinos em Pernambuco tem se desenvolvido e conquistado reconhecimento em leilões e exposições nacionais. “A atividade está disseminada em todas as regiões do Estado: da Zona da Mata ao Sertão. Nossa estimativa é que o rebanho chegue a quatro milhões de caprinos e ovinos”, calcula. 

Apesar do cenário positivo para a criação, os quase seis anos de estiagem no Nordeste e a crise econômica no País contribuíram para reduzir o número de leilões de animais em 2016. “O Tradição Pernambuco será o único leilão de caprinos e ovinos na exposição. Por isso mesmo, ele tem uma importância ainda maior. Além disso, os criadores fizeram vendas nas suas próprias baias na exposição”, destaca Rocha. Para 2017, a expectativa é mais otimista, com a sinalização de recuperação econômica e um bom período de chuvas entre 2017 e 2019. 

No leilão de amanhã, entre os lotes ofertados, estarão animais reprodutores e matrizes, que poderão ser adquiridos por pecuaristas interessados na melhoria de seus rebanhos. Também serão vendidos animais de pista, ou seja, ovinos e caprinos premiados em exposições, que são adquiridos por produtores que planejam comercializar o sêmen, no caso dos machos, ou vender embriões, no caso das fêmeas. Para estimular as vendas, há possibilidade de parcelamento em até 24 meses, com emissão de notas promissórias. 

Exposição de Animas comemora 75ª edição

Em sua 75ª edição, a Exposição Nordestina dos Animais e Produtos Derivados teve início no sábado (5) e segue até o próximo domingo (13) no Parque de Exposições do Cordeiro. A projeção é movimentar R$ 30 milhões em negócios nos oito dias de evento. Neste ano, estão expostos quatro mil animais, entre bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos.

Considerada uma das maiores do Norte e Nordeste, a exposição reúne pecuaristas de vários Estados, que além de comercializar animais também podem apresentar ao mercado o que está sendo desenvolvido na área de melhoramento genético de animais. A previsão dos organizadores é de que 300 mil pessoas circulem no Parque de Exposições durante os dias de evento, incluindo pecuaristas do Brasil e do exterior, além de empresários, profissionais liberais e público em geral. 

 

Últimas notícias