APAGÃO

Cidades do Sertão ficaram sem energia

Problema foi causado por uma falha no equipamento da subestação Bom Nome da Chesf

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 08/02/2017 às 8:01
JC Imagem
Problema foi causado por uma falha no equipamento da subestação Bom Nome da Chesf - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Um apagão atingiu 41 cidades dos sertões Central e do Araripe, ontem pela manhã, por causa de uma falha no equipamento da subestação de Bom Nome, localizada no município de São José do Belmonte, a 473 km do Recife. A subestação pertence à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A falta de energia atingiu cerca de 400 mil usuários.

Em média, a primeira falta de energia ocorreu das 9h30 às 11h14m. A segunda começou a partir das 11h40m e se estendeu até as 13h18m. Aos poucos, o serviço foi voltando ao normal. Na cidade de Exu, no Sertão do Araripe, a energia faltou das 11 horas às 16 horas.

A interrupção do serviço ocorreu por duas horas e meia durante a manhã em várias cidades do Araripe como Araripina, Ouricuri e Trindade. “O gerador entrou logo depois da interrupção. No entanto, trouxe transtorno porque como ocorreu uma parada momentânea, tivemos que parar e desobstruir todo o equipamento que estava com material quando faltou energia. Isso significou uma parada de pelo menos 30 minutos”, contou o sócio-gerente da Indústria de Gessos Especiais Ltda, Josias Inojosa Filho. A empresa dele fica em Araripina. 

IMPACTO

Sem ter como mensurar o prejuízo de imediato, Josias argumentou que a interrupção do serviço trouxe mais custos, pois “passamos quase duas horas produzindo energia com óleo diesel para não parar a fábrica”. 

Também faltou energia em cidades como Serra Talhada e Salgueiro, também atendidas pela subestação de Bom Nome. 

O apagão volta a chamar a atenção para os problemas enfrentados pela Chesf. A estatal teve um bloqueio judicial de cerca de R$ 490 milhões entre junho do ano passado até 24 de janeiro último. A empresa não podia usar esses recursos, provocando a paralisação de várias obras. “Isso comprometeu a manutenção”, diz o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, José Barbosa. Desde 2013, a empresa também perdeu receita com a Medida Provisória 579 que se transformou na Lei Federal 12.783. O preço da energia comercializada pela estatal foi reduzido em troca da renovação das concessões de algumas hidrelétricas. 

O diretor de Operações da Chesf, José Henrique Franklin, disse que a estatal cumpre rigorosamente todo o plano de manutenção estabelecido pela estatal. Ele adiantou que o problema foi isolado pelos técnicos assim que foi detectado.

Últimas notícias