BPC

Idosos dormem na rua para conseguir ficha de recadastramento do BPC em Paulista

Neto de uma beneficiária afirma que já tentou realizar recadastramento quatro vezes sem sucesso. Prefeitura afirma que nenhum idoso perderá benefício

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/12/2017 às 19:28
Foto: Cortesia
Neto de uma beneficiária afirma que já tentou realizar recadastramento quatro vezes sem sucesso. Prefeitura afirma que nenhum idoso perderá benefício - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Idosos enfrentam dificuldades para realizar o recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Pernambuco. Nesta segunda-feira (18), uma fila que dobrava o quarteirão se formou em frente à Secretaria de Politicas Sociais e Esportes da Prefeitura de Paulista, cidade do Grande Recife. De acordo com testemunhas, alguns idosos precisam dormir na fila para conseguir uma das 100 fichas disponibilizadas diariamente para o recadastramento.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é oferecido a idosos que não contribuíram com a Previdência Social e, por esta razão, não recebem aposentadoria. Nas últimas duas semanas, os beneficiários têm corrido contra o tempo para realizar o procedimento que deveria ter sido feito desde o início do ano e que tinha este mês de dezembro como prazo final. Diante das grandes filas que foram registradas em várias cidades, como no Recife, o Ministério do Desenvolvimento Social ampliou o prazo para o recadastramento até dezembro de 2018.

Apesar da ampliação do prazo, idosos e seus familiares permanecem tentando concluir o trâmite antes do final do ano. O analista comercial Eluan Morais, de 27 anos, diz que já tentou fazer o recadastramento da avó quatro vezes sem sucesso na cidade de Paulista. "Fui lá na terça e na quinta-feira da semana passada e não tinha fichas suficientes. Na sexta-feira, os portões estavam fechados porque não havia expediente e hoje (segunda-feira) não havia fichas novamente", afirmou.

De acordo com Eluan, idosos estão dormindo na fila para tentar conseguir uma ficha no início da manhã. "O atendimento só funciona de segunda a quinta e apenas no horário da manhã, acredito que daria para atender umas 300 fichas diárias se o atendimento se fosse até a tarde", diz o jovem que pretende dormir na fila na próxima terça-feira (19) para tentar realizar o procedimento na quarta-feira (20). "O local é muito esquisito, então os familiares dos idosos precisam chegar lá por volta das 23h para pegar um lugar na fila e os idosos têm que chegar logo cedo para não perder a vaga", reclama.

Resposta

Procurado pela reportagem do JC Online, o secretário de Políticas Sociais de Paulista, Augusto Costa, explicou que, diante da prorrogação do prazo determinado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, não há riscos de perda do beneficío para nenhum idoso.

"Em Paulista, temos 4.800 idosos que recebem BPC. Até duas semanas, apenas 800 pessoas tinham realizado o recadastramento, apesar de termos começado a campanha no mês de julho. Então, tivemos uma demanda imensa para pouco tempo", explicou o secretário, afirmando que 152 pessoas foram atendidas nesta segunda. "Com o adiamento do prazo feito pelo Ministério é importante que os idosos fiquem tranquilos porque todas as pessoas vão ter tempo para se recadastrar ao longo do próximo ano", afirmou.

Ainda de acordo com Augusto Costa, além da sede da Secretaria de Políticas Sociais, os idosos podem realizar o recadastramento em cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). "As pessoas estão dormindo na fila, mas estamos acolhendo as pessoas e informando sobre a prorrogação do prazo. Inclusive, pessoas que estão acamadas não precisam sair de suas residências. É só agendar e uma equipe vai até a casa da pessoa fazer o recadastramento", concluiu.

Últimas notícias