IBGE

Falta emprego para 27,6 milhões de pessoas no País

Em Pernambuco, 1,522 milhão de pessoas estão subutilizadas. Número de desalentados também preocupa

Da editoria de economia com agências
Cadastrado por
Da editoria de economia com agências
Publicado em 17/08/2018 às 5:07
Foto: EBC
Em Pernambuco, 1,522 milhão de pessoas estão subutilizadas. Número de desalentados também preocupa - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

Por trás da aparente melhora da taxa de desemprego no segundo trimestre (que caiu de 13% para 12,4%), está uma situação alarmante. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua do IBGE mostra que falta emprego para 27,6 milhões de pessoas, que se enquadram na categoria de subutilizadas. Além disso, o País atingiu um número recorde de 4,8 milhões de pessoas que desistiram de procurar trabalho. A taxa de desemprego caiu, em grande parte, porque milhares de pessoas que gostariam e estariam disponíveis para trabalhar pararam de buscar uma vaga por acreditar que não conseguiriam uma ocupação –os chamados desalentados. Em Pernambuco, a situação é semelhante. O desemprego passou de 18,8% no segundo trimestre do ano passado para 16,9% no mesmo período deste ano, a terceira mais alta do País, atrás de Alagoas (17,3%) e Amapá (21,3%). São 710 mil desempregados. Já a taxa de subutilização é mais do que o dobro, 1,522 milhão. Enquanto isso, 284 mil estão desalentadas.

A categoria subutilizada engloba as pessoas que estão desempregadas ou que trabalham menos do que gostariam e a força de trabalho potencial, formada por pessoas que não estão procurando emprego, mas estão disponíveis para trabalhar. “A taxa de desocupação não é suficiente para traçar um diagnóstico do mercado de trabalho. É preciso mostrar outras medidas, como a subutilização e os indicadores de precariedade, como o número de pessoas com carteira assinada. Em Pernambuco, em quatro anos, houve queda de 16% no número de empregados com carteira assinada”, diz o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

O estudo do IBGE revelou, ainda, outro recorde: mais de três milhões de pessoas já estão há mais de dois anos à procura de emprego. “Quanto mais tempo a pessoa busca emprego, maior a chance de migrar pro desalento”, complementa Cimar Azeredo. Em apenas um trimestre, 202 mil pessoas a mais passaram a essa condição. Em um ano, a precariedade do mercado de trabalho levou ao desalento mais 838 mil indivíduos. São Paulo e o Rio de Janeiro atingiram o menor nível de trabalhadores com carteira assinada.

“A condição extremamente severa do mercado de trabalho deve ser prioridade para o próximo governo, porque tem relação direta com uma série de outras questões, como o bem-estar, a criminalidade. É preciso discutir como fazer a economia crescer e como inserir essas pessoas no emprego", diz o analista da Tendências Consultoria Integrada, Thiago Xavier. 

NÍVEL DE OCUPAÇÃO

O próximo governo terá de lidar ainda com outras questões negativas no mercado de trabalho. No segundo trimestre, o nível de ocupação, que mostra a proporção de pessoas trabalhando entre aquelas em idade para trabalhar, estava no menor patamar da série histórica em sete Estados brasileiros: Rondônia, Amazonas, Amapá, Maranhão, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. Na média nacional, o nível de ocupação ficou em 53,7% no segundo trimestre.

“Em nenhum Estado do Nordeste a população ocupada chega a 50% da população em idade de trabalhar. É consequência do desenvolvimento econômico local. Isso vai se refletir em pobreza, em desemprego”, observou Azeredo.

Outro reflexo da precariedade do mercado de trabalho é o aumento da informalidade. Em Pernambuco, aumentou em 15% o número de trabalhadores domésticos sem carteira assinada na comparação anual. “Houve aumento de informalidade por parte das pessoas com menos escolaridade. É o que acontece com os trabalhadores domésticos. As pessoas estão aceitando entrar para a informalidade porque precisam de renda”, comenta o economista do Instituto Fecomercio-PE, Rafael Ramos.

Últimas notícias