Consumidor

Procon de Pernambuco apreende 50 brinquedos irregulares em ação

A fiscalização passou por oito lojas do Grande Recife e autuou um estabelecimento

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 09/10/2018 às 18:50
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
A fiscalização passou por oito lojas do Grande Recife e autuou um estabelecimento - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

O Procon de Pernambuco fiscalizou, entre estas segunda (8) e terça-feiras (9), oito lojas de brinquedos e artigos infantis da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a aproximação do Dia das Crianças e o crescimento no volume de vendas desses produtos, a intenção da ação foi identificar possíveis violações e falta de informações de segurança de brinquedos. A ação resultou na apreensão de cinquenta brinquedos.

Os agentes e fiscais do órgão começaram a fiscalização na tarde desta segunda, 8, com a vistoria de cinco lojas do setor, entre comércio e shoppings centers da RMR. Nesta terça, a ação começou pela manhã, na qual houve a vistoria de outros três estabelecimentos. Dos oito verificados, apenas um tinha irregularidades em cinquenta brinquedos que estavam à venda.

De acordo com o gerente do Procon-PE, Roberto Campos, os produtos estavam fora dos padrões de segurança, sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O principal objetivo é garantir a segurança das crianças. Foram apreendidos brinquedos, como bolas, pula-pula, skate e outros que prejudicavam a segurança dos menores”, explicou.
Independentemente de onde estiver sendo vendido, ele enfatiza que o brinquedo precisa estar adequado às regras. “É preciso que conste informação de idade, o selo do Inmetro. Se for importado, as informações precisam estar em língua portuguesa”, frisou Roberto Campos.

Já a fiscalização nos pontos informais é mais difícil, já que não tem como localizar precisamente de onde vem os produtos. Apesar disto, o órgão recomenda que os consumidores estejam atentos a informações que contém nos produtos vendidos.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças, nesta sexta-feira (12), deve registrar vendas em ritmo lento. É o que aponta a empresa de crédito Boa Vista SPC. Acompanhado de eleições e desemprego, a data deve ter um crescimento de apenas 2,5%, ante os 2,7% registrados no ano passado.

No Recife, o ritmo não deve ser diferente. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o comércio deve ter um acréscimo de 2% nas vendas no período. De acordo com especialistas, o crescimento do ano passado foi fortalecido pela liberação do FGTS no período. Já para esta data, o baixo crescimento se deve à diminuição do consumo pelas famílias.

Últimas notícias