Copa São Paulo

Por conta de ''gato'', Paulista é eliminado da final da Copinha

Zagueiro Brendon falsificou documentação para atuar no torneio sub-20

ALEXANDRE ARDITTI
Cadastrado por
ALEXANDRE ARDITTI
Publicado em 23/01/2017 às 14:59
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O Paulista está eliminado da decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A medida tomada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) no início da tarde desta segunda-feira (23) foi motivada pela descoberta do “gato” do zagueiro Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, que utilizou documentos falsos para adulterar a sua idade em dois anos a fim de disputar o torneio sub-20.

Com a eliminação do Paulista, o Batatais herda a vaga na final da Copinha contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (25), no estádio do Pacaembu. O Batatais havia perdido nas semifinais por 5x1, no último domingo.

A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Antônio Olim. Ele afirmou que o Paulista não será punido com a suspensão de cinco anos sem disputar a Copinha, segundo prevê o regulamento, porque não houve má-fé do clube no caso, embora os dirigentes do time de Jundiaí continuem sendo investigados. Olim ainda chamou o jogador de “criminoso”.

“Agora não é hora de punir o Paulista, a maior punição dele é não poder jogar contra o Corinthians, não houve má-fé. Quem mais foi punido foram os jogadores do Paulista que não vão poder jogar, por causa de, não vou nem chamar de jogador, um criminoso”, afirmou Olim. 

 

ANAÍLSON - Adulterou sua certidão de nascimento em dois anos. Foi suspenso por 180 dias -
ELKESON - Revelou nas categorias de base do Vitória-BA a adulteração nos documentos. Não foi punido -
LEANDRO LIMA - Falsificou em dois anos a sua idade. Punido em Portugal com 3 meses de suspensão -
SANDRO HIROSHI - Caso mais famoso de "gato" do futebol brasileiro. Falsificou idade em um ano -
RODRIGO GRAL - O ex-atacante revelou a fraude para diminuir dois anos e, por isso, não foi punido -
SHEIK - Adulterou idade em três anos. Condenado a quatro anos de prisão. Pena revertida em multa -

 

O CASO

Para continuar atuando no sub-20, Brendon copiou os documentos do primo mais novo, chamado Helton Matheus Cardoso Rodrigues, que está preso no Rio de Janeiro por envolvimento com o tráfico de drogas. 

A direção do Paulista soube da denúncia no sábado, véspera da semifinal da Copa São Paulo contra o Batatais. O clube de Jundiaí foi confrontado pela Federação Paulista e então cobrou esclarecimentos do zagueiro. Após ouvir o atleta, os dirigentes decidiram por sua escalação na manhã de domingo.

Últimas notícias