Inteligência

Com pouca verba, Náutico usa tecnologia para minimizar erros no elenco

Clube tem centro de inteligência e duas plataformas que mapeiam jogadores

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 12/12/2017 às 17:43
Luisi Marques/JC Imagem
Clube tem centro de inteligência e duas plataformas que mapeiam jogadores - FOTO: Luisi Marques/JC Imagem
Leitura:

Com contratações "desconhecidas" e orçamento enxuto, o Náutico aposta na tecnologia para minimizar erros na montagem do plantel. Hoje, o clube conta com um centro de inteligência e duas plataformas digitais que mapeiam e dão estatísticas de jogadores do Brasil inteiro.

Os nomes só serão revelados pela nova gestão em janeiro, mas analistas de desempenho, junto com a diretoria de futebol do Náutico, já começaram a trabalhar e traçaram um "mapa de jogadores" para o clube. Ao todo, mais de 200 nomes para a próxima temporada já foram analisados, com uma lista final de 80 atletas, que depois foram sendo colocados em forma de prioridades. Para isso, o Timbu usa duas plataformas digitais: Wyscout e Instat.

Uma das principais ferramentas usadas por clubes do mundo inteiro, a Wyscout é uma companhia italiana que fornece dados sobre estatísticas, análise de partidas e transferências, inclusive com telefone para contato na ficha dos jogadores. Tem pacote para dirigentes, jogadores e até para a imprensa. Concorrente, a norte-americana Instat tem as mesmas características, com informações de mais de 400 mil jogadores e mais de seis mil vídeos de atletas por mês na plataforma.

"A gente estabeleceu um critério e estamos seguindo o perfil que traçamos. Hoje em dia, a tecnologia auxilia muito. Dentro do Náutico, temos um centro de inteligência e duas plataformas que conseguem levantar todos os números e nos dar os últimos jogos de todos os atletas. É um trabalho minucioso. Não é novidade para ninguém que nossa folha (salarial) vai ser muito baixa. Precisamos tentar realmente aumentar o nosso percentual de acerto nas contratações", explicou Ítalo Rodrigues, gerente de futebol do Náutico, em entrevista ao repórter Igor Moura, da Rádio Jornal.

OS CONTRATADOS

Até esta terça (12), o clube oficializou oito reforços para a temporada 2018: o zagueiro Camacho (Juventus-SP); o lateral Gabriel Araújo (Ypiranga-RS); Negretti (Campinense) e Hygor (Bangu); Júnior Timbó (Mogi Mirim) e Wallace Pernambucano (Ceará); Thiago Cunha (Chonburi, da Tailândia) e Fernandinho (Botafogo-PB).

Últimas notícias