AUTOMOBILISMO

Após oito anos, Kubica retorna à Fórmula 1 em 2019

Piloto polonês guiará uma das Williams na próxima temporada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/11/2018 às 8:28
Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
Piloto polonês guiará uma das Williams na próxima temporada - FOTO: Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
Leitura:

Foram oito anos longe das pistas. O piloto polonês Robert Kubica, afastado da Fórmula 1 desde 2010, será um dos pilotos titulares da Williams na temporada 2019. A escuderia britânica realizou o anúncio oficial nesta quinta-feira, às vésperas do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

O piloto de 33 anos ficou gravemente ferido em fevereiro de 2011, após sofrer acidente em um rali na Itália. Os médicos, inclusive, chegaram a cogitar amputar seu braço direito, mas não foi necessário. Kubica, no entanto, possui limitações dos movimentos na região do corpo. Na época, o polonês era piloto da escuderia de F1 Renault.

Na próxima temporada, Kubica terá como companheiro de equipe na Williams o britânico George Russell, 20 anos, piloto do programa da Mercedes e atual líder do campeonato de Fórmula 2.

"Foi um duro caminho para retornar à Fórmula 1, mas o que parecia quase impossível começa a virar realidade. Estou entusiasmado de poder dizer que estarei no grid da Fórmula 1 em 2019", declarou Kubica, em entrevista coletiva no circuito de Yas Marina.

AJUDA NA ENGENHARIA

A diretora da escuderia britânica, Claire Williams, destacou a "coragem e determinação" de Kubica, que era piloto reserva da equipe há um ano. "Suas qualidades na área de engenharia nos ajudarão no desenvolvimento do próximo carro", disse a filha do fundador, Frank Williams.

Kubica participou de vários treinos da F1 em 2017, primeiro com a Renault e depois com a Williams. O polonês substituirá o russo Serguei Sirotkin, que ocupa a última posição no Mundial de 2018 com apenas um ponto. Kubica tem uma vitória em sua carreira na Fórmula 1, no GP do Canadá de 2008, quando era piloto da BMW Sauber.

Últimas notícias