Rio2016

Rafaela Silva conquista o primeiro ouro do Brasil nos Jogos do Rio

Rafaela Silva é judoca da categoria até 57kg

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 08/08/2016 às 17:20
Rio2016/Divulgação
Rafaela Silva é judoca da categoria até 57kg - FOTO: Rio2016/Divulgação
Leitura:

A judoca Rafaela Silva conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na final da categoria até 57kg, ela venceu a mongol Sumiya Dorjsürengiin depois de conseguir um wazari. A adversária da brasileira é a número 1 do ranking mundial da classe de peso. 

"Eu treinei muito. Ninguém treinou mais que eu nesse ciclo olímpico. Depois de Londres-2012 (ela foi eliminada nas oitavas por descumprir uma regra recém implantada), eu não queria mais aquele sentimento para mim. Fui eliminada  e muito criticada. Disseram que o judô não era para mim. Agora sou campeã olímpica", disse Rafaela em entrevista ao SporTV.

 

 Nascida na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Rafaela contou com o intenso apoio da torcida na Arena Carioca 2. Sobretudo da família, que marcou presença para apoiá-la. O pai de Rafaela, Luiz Carlos, preferiu nem assistir aos dois primeiros combates da filha, tamanho o nervosismo. Mas esteve presente na semifinal e na final, ao lado da mulher Zenilda e da sobrinha da judoca, Ana Carolina.

 Nas primeiras lutas, Rafaela venceu Miryan Roper, da Alemanha, e Jandi Kim, da República da Coreia, segunda colocada do ranking mundial. Nas quartas de final, superou a húngara Hedvig Karakas, que eliminou a brasileira dos Jogos Londres-2012. Corina Caprioriu, da Romênia, foi a vítima na semifinal, em luta decidida apenas no golden score.

Últimas notícias