Arruda

Tiago Machowski se esforça para agarrar chance no Santa Cruz

O goleiro Tiago Machowski tem um velho problema para perder peso desde antes do acerto com o Santa Cruz

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 27/01/2018 às 10:04
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O goleiro Tiago Machowski tem um velho problema para perder peso desde antes do acerto com o Santa Cruz - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Na história, o Santa Cruz teve vários goleiros de destaque. O último foi Tiago Cardoso. No entanto, desde a queda de produção do arqueiro, no Brasileiro de 2016, a Cobra Coral passou a não ter mais tranquilidade em relação ao dono da camisa um. Nesta temporada, o clube aposta em Tiago Machowski, de 24 anos, revelado pelo Grêmio e que nunca teve uma experiência fora das terras gaúchas. O problema é que o arqueiro tem um velho problema com a balança e desde as categorias de base tem problema com peso.

Há dois anos sem atuar (estava treinando no time B do Grêmio) Machowski chegou fora de forma ao Recife. Por isso, desde o início da pré-temporada, o Santa Cruz tem feito um trabalho específico com ele para perder peso. O atleta atuou em três dos quatro jogos da Cobra Coral em 2018. Sua melhor apresentação foi contra o Central, na última quinta.

O preparador de goleiros João Lacerda revelou que a partida que o jogador não disputou - derrota por 2x0 para o América - foi para aprimorar o condicionamento físico. “Tiago (Machowski) já tinha esse problema e chegou no clube um pouco acima, já que não estava atuando. Tivemos que tirá-lo para dar uma carga a mais e está chegando no peso que estave bem no Grêmio. Não podemos pegar muito pesado para não ter uma lesão. Aos poucos, durante o trabalho, vamos ajustando algumas coisas. Sabemos da qualidade dele e estamos trabalhando para colocá-lo na melhor forma. O atleta também tem se dedicado bastante, com nutricionista particular e endocrinologista”, afirmou o preparador de goleiros.

O técnico Júnior Rocha revelou que Tiago Machowski está perto de atingir o peso em que esteve no auge da carreira no Grêmio. Além disso, explicou que é mais fácil colocar um goleiro em forma ao invés outro jogador. “Goleiro é um só no time. Não é uma linha de quatro na defesa, três no meio-campo ou dois atacantes. Fica mais fácil colocar no ápice da forma física. O auge dele no Grêmio foi com 108 kg. Agora ele está com 110 kg”, disse o comandante.

OPÇÕES

O Santa Cruz tem mais três goleiros no elenco. Outro contratado foi o goleiro Ricardo Ernesto. Experiente, 31 anos, ele é tratado como solução no clube coral. “Ricardo (Ernesto) é um goleiro que esperamos que entre e resolva quando preciso. E não seja mais um problema. É um cara experiente que quando necessitada a entrada esperamos que vá bem. Ficou um tempo parado e aos poucos entrará na nossa filosofia de trabalho”, explicou João Lacerda.

Os outros dois são os garotos da base Lucas Silva e Matheus Cotrim. Duas apostas do Santa Cruz. “Lucas (Silva) se destaca nos treinos pela qualidade com os pés e agilidade. Esperamos que seja o camisa um do Santa Cruz”, contou Lacerda. “Matheus (Cotrim) é um menino que ainda está sendo lapidado”, finalizou.

Últimas notícias