1987

Jornalistas lançam livro sobre o Brasileirão de 1987 nesta segunda

Obra busca desmistificar os mitos criados no polêmico campeonato

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 06/11/2017 às 9:21
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Obra busca desmistificar os mitos criados no polêmico campeonato - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Os jornalistas Cassio Zirpoli e André Galindo lançam nesta segunda-feira (05/11), no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do RioMar Shopping, às 19h, o livro “1987 - de Fato, de Direito e de Cabeça”. A obra busca desvendar os mitos e os causos do polêmico Campeonato Brasileiro daquele ano, vencido pelo Sport. O preço é R$ 49,90.

Além dos escritores, o evento contará com a presença de ex-jogadores leoninos que participaram do título, como o capitão Estevam Soares. O presidente do Sport em 1987, Homero Lacerda, também é esperado. A obra tem 288 páginas e é editada pelas editoras Onze Cultural e Zinerama.

Esclarecer os vários mitos do torneio é o grande objetivo dos autores. O principal é sobre o regulamento da competição. Visto por muitos fora do Estado que teria sido definido durante o torneio. E não antes de seu início, como foi.

“Tivemos dezenas de fontes. Falamos com 51 pessoas ao total. Fizemos pesquisas em diversos veículos de comunicação e em processos digitalizados da Justiça. Trazemos também o regulamento de 1987, algo que ainda não havia sido mostrado. Muita gente fala que ele foi aprovado durante o campeonato, mas não. Foi feito três dias antes de começar. Eu acho que esse é o principal mito que nós derrubamos”, explica André Galindo.

Se engana quem pensa que a obra traz apenas a trajetória do Sport. Vai além. Procura contextualizar a competição a partir da compreensão das disputas em anos anteriores. “É um livro sobre 31 anos de futebol, já que falamos também de 1986, quando já houve um imbróglio nesse sentido. Mas buscamos falar ainda da década de 1970. Aí já são 40 anos de futebol”, diz Cassio.

OUTROS LANÇAMENTOS

Mais dois lançamentos do livro irão acontecer nesse mês. No próximo dia 13, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo. No dia 30, será a vez do Armazém da Criatividade, em Caruaru, ser palco da apresentação.

Últimas notícias