GRIFE

Sport aposta em Nelsinho Baptista para reviver dias de glória

Treinador de 67 anos foi campeão da Copa do Brasil de 2008 pelo Leão

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 12/12/2017 às 7:01
Foto: acervo JC Imagem
Treinador de 67 anos foi campeão da Copa do Brasil de 2008 pelo Leão - FOTO: Foto: acervo JC Imagem
Leitura:

O Sport está muito próximo de anunciar o novo treinador para a temporada 2018. Trata-se de um velho conhecido da torcida rubro-negra: Nelsinho Baptista. A chegada do técnico de 67 anos deixa claro a opção dessa gestão - que começou sob o comando de João Humberto Martorelli - de apostar em comandantes com “grife”. Nos últimos dois anos, foram: Paulo Roberto Falcão, Oswaldo de Oliveira, Ney Franco e Vanderlei Luxemburgo. O único ponto fora da curva foi o emergente Daniel Paulista, que salvou o Sport do rebaixamento por dois anos consecutivos, mas segue sem a confiança da diretoria para assumir o time em definitivo - esse ano ele foi efetivado, mas ficou no cargo por três meses, retornando para a função de auxiliar-técnico.

Antes de chegar ao nome de Baptista, a diretoria rubro-negra já tinha tudo apalavrado com Paulo Autuori - outro com grife. Porém, no início desta semana, o treinador declinou da oferta do Sport devido à problemas pessoais - ele também negociava com Fluminense e Botafogo, mas para assumir o cargo de gerente de futebol.

Nelsinho já acertou todas as bases salariais com a diretoria leonina e teria chegada prevista ao Recife ainda nesta terça-feira para ajustar os últimos detalhes e assinar contrato. De acordo com informações de bastidores, Baptista firmaria vínculo até dezembro de 2018 e chegaria sozinho, sem auxiliar ou preparador físico. A ideia é trabalhar com os profissionais do clube.

O namoro da diretoria leonina com Nelsinho não é de agora. O técnico já havia confirmado em entrevista ao JC, na semana passada, que tinha sido procurado para assumir o Leão nos últimos quatro jogos do Brasileirão. Mas, na ocasião, a negociação não teve desdobramento porque ele ainda se encontrava no Japão.

Por falar no país asiático, Baptista estava no futebol japonês há oito anos. Nesse período, ele comandou o Kashiwa Reysol de 2009 a 2014, e o Vissel Kobe de 2015 a 2017. O último clube que ele trabalhou no Brasil foi justamente o Sport, quando conquistou o inédito título da Copa do Brasil, em 2008, e no ano seguinte comandou o Leão na Libertadores - o time foi o primeiro do seu grupo na 1ª fase, mas acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Palmeiras, na disputa de pênaltis.

No retorno ao Sport, além de Daniel Paulista, Baptista irá se reencontrar com o goleiro Magrão e, talvez, com o zagueiro Durval, que ainda negocia a sua renovação contratual com o clube - seu vínculo com o Leão se encerra no final do mês.

COLETIVA

A assessoria de comunicação rubro-negra informou que o presidente Arnaldo Barros irá conceder uma entrevista coletiva, nesta terça-feira, às 11h, no auditório do Conselho Deliberativo do clube. Oportunidade para o mandatário leonino fazer um balanço de 2017, apontar o substituto de Gustavo Dubeux na vice-presidência de futebol, esclarecer sobre o planejamento para a próxima temporada, nomes que interessam para renovação, além de oficializar o nome de Nelsinho Baptista.

Últimas notícias