Olinda

Homem da Meia-Noite muda roteiro do desfile

No Carnaval 2015, haverá um encontro de agremiações na frente da sede do boneco gigante, no Bonsucesso

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 04/02/2015 às 8:08
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
No Carnaval 2015, haverá um encontro de agremiações na frente da sede do boneco gigante, no Bonsucesso - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

Depois de anos fazendo o mesmo caminho, na despedida do Sábado de Zé Pereira, o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite resolveu mudar o itinerário do desfile, que abre oficialmente o Carnaval de Olinda, em 14 de fevereiro. Aos 83 anos, comemorados segunda-feira passada (2), o boneco mais famoso da Cidade Alta não vai dar o ar da sua graça pelas Ruas Bernardo Vieira de Melo, de São Bento e 27 de Janeiro.

A concentração da festa, como sempre, é na frente da sede da agremiação, na Estrada do Bonsucesso. Saindo de lá, o Homem da Meia-Noite conduzirá seus fiéis súditos pelo Largo do Amparo e Rua o Amparo. A mudança começa quando o cortejo chega aos Quatro Cantos. Em vez seguir na direção do Mercado da Ribeira, o clube vai descer pela Rua Prudente de Moraes.

Perto da Praça de São Pedro, o calunga gigante vai entrar à esquerda, no sentido da Ladeira da Sé e sair no meio da Rua do Bonfim, para retornar aos Quatro Cantos e pegar a Rua do Amparo. “Voltando pelo Amparo, vamos à sede de Cariri (troça carnavalesca de onde se originou o Homem da Meia-Noite), no bairro de Guadalupe, para entregar as chaves e declarar a abertura oficial da folia”, diz o presidente da agremiação, Luiz Adolpho Alves.

Com a mudança, o percurso terá 3,5 quilômetros de extensão. “É um pouco menor do que o desfile passado. Estamos evitando ruas muito estreitas, por isso fizemos esses pequenos ajustes”, explica o carnavalesco, em entrevista coletiva concedida na manhã de terça-feira (3), na sede da agremiação. Luiz Adolpho também anunciou um encontro de agremiações olindenses com o Homem da Meia-Noite, antes do desfile.

A brincadeira será das 23h às 23h45, na Estrada do Bonsucesso, com apresentações do Bloco Lírico Flor da Lira, Clube Elefante, Troça Cariri, Escola de Samba Preto Velho, grupo de percussão Conxitas e palhaços mascarados. Homenageado pela agremiação, Maestro Forró promete surpresas para os foliões. “Estamos preparando uma mágica musical para mostrar na saída do desfile”, afirma Forró.

Um dos ingredientes dessa poção mágica é a orquestra do Homem da Meia-Noite, adianta o maestro, sem entrar em detalhes. Estreante no desfile, Forró vai reger a orquestra com o maestro oficial do clube, Carlos Rodrigues, que conduz os músicos há 25 anos e também assina a receita especial. Este ano, o desfile traz como tema O místico, o mágico e o fantástico e também presta homenagem ao jornalista Chico Pinheiro.

Com público estimado em 400 mil pessoas, o clube solicitou reforço no policiamento. O esquema de segurança começa às 22h do sábado (14) e se estenderá até as 6h do domingo (15), com 303 policiais de diversos batalhões, além de bombeiros civis, espalhados em todo o percurso do desfile, no Sítio Histórico de Olinda.

Últimas notícias