Estação

Verão tem início nesta quarta-feira no hemisfério sul

No Recife, estação começará oficialmente pela manhã, às 7h44

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/12/2016 às 21:53
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
No Recife, estação começará oficialmente pela manhã, às 7h44 - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Às 7h44 desta quarta-feira, terá início oficialmente o verão na cidade do Recife. Nesse horário, o Sol irá atingir o ponto mais distante do Equador celeste no hemisfério sul. No hemisfério norte, no mesmo horário, tem início o inverno.

As estações do ano são definidas de acordo com a posição da Terra em relação a sua órbita em torno do sol e com a inclinação do eixo de rotação do globo. O posicionamento em relação ao astro irá determinar as porções mais quentes e frias do planeta, assim como a duração dos dias.

"Está relacionado à como o Sol chega a superfície terrestre e a causa é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita. Durante o verão os raios solares vão atingir mais diretamente o hemisfério sul e assim os dias serão maiores do que as noites", declarou Josina Nascimento ao portal do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e Comunicações.

O horário de início de cada estação, no entanto, são modificados a cada ano por conta da diferença entre o ano civil da Terra e o seu período de translação da Terra, que dura aproximadamenten 365 dias e 6 horas.

"Isso ocorre porque o nosso ano civil não é igual ao período de translação. A cada quatro anos ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem. Assim, pode-se observar que o instante do início da estação vai aumentando de cerca de seis horas de um ano para outro, mas com o  bissexto esse horário volta a ser próximo do que era no ano bissexto anterior, como em um ciclo", conclui a pesquisadora 

Últimas notícias