Investigação

PF faz operação para prender mais de 100 envolvidos com tráfico internacional de drogas

São cumpridos ao todo 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e sete de prisão temporária

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/09/2017 às 7:53
Foto: ABr
São cumpridos ao todo 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e sete de prisão temporária - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

Na manhã desta segunda-feira (4), a Polícia Federal deflagrou em São Paulo uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas, intitulada Brabo.

De acordo com a PF, durante a investigação, mais de seis toneladas de cocaína pura foram traficadas para a Europa pelo grupo, que usava a cidade de São Paulo como entreposto para o negócio e o porto de Santos como local de saída do material.

São cumpridos ao todo 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e sete de prisão temporária nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul no Distrito Federal.

Iniciadas em agosto de 2016, as investigações envolvem 820 policiais federais e contaram com apoio do DEA (Agência norte-americana de combate ao tráfico de drogas) em cinco apreensões de cocaína feitas entre agosto de 2015 e julho de 2016, sendo duas delas feitas em um porto na Rússia, com origem do porto de Santos, e outras três em Santos.

Segundo o inquérito, formulado em agosto do ano passado, a articulação dos envolvidos era típica a de empresas criminosas, com a droga vindo dos países produtores e sendo guardada em vários pontos da capital paulista.

Apreensões

Ao todo, 14 apreensões de cocaína ocorreram entre os portos de Santos, em São Paulo, Salvador, na Bahia e Itajaí, em Santa Catarina.

Alertas foram emitidos para que cargas dirigidas aos portos da Antuérpia (Bélgica), Shibori (Inglaterra), Gioia Tauro (Italia) e Valencia (Espanha) sejam interceptadas.

Últimas notícias