Julgamento

Mulher de Hong Kong é condenada por escravizar empregada doméstica

Erwiana conseguiu escapar em janeiro de 2014, depois de oito meses de violência, e foi hospitalizada por um mês em estado grave em Sragen, na ilha indonésia de Java

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 10/02/2015 às 10:13
Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP
Erwiana conseguiu escapar em janeiro de 2014, depois de oito meses de violência, e foi hospitalizada por um mês em estado grave em Sragen, na ilha indonésia de Java - FOTO: Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP
Leitura:

Uma mulher de Hong Kong foi condenada nesta terça-feira por escravizar e agredir uma empregada doméstica originária da Indonésia, cujo calvário provocou grande comoção na ex-colônia britânica.

A juíza Amanda Woodcock manteve 18 das 20 acusações contra Law-Tung Wan, uma mãe de 44 anos, incluindo agressões corporais graves e ameaças contra Erwiana Sulistyaningsih, sua ex-empregada de 23 anos.

Lei-Tung Wang, que pode pegar até sete anos de prisão, foi presa no final da audiência e terá sua pena revelada em 27 de fevereiro.

"Estou muito feliz", declarou Erwiana Sulistyaningsih, vestindo uma camisa estampada com uma foto de si mesma e a palavra justiça.

"Tenho certeza que ela disse a verdade", afirmou, por sua vez, a juíza Woodcock, ao basear sua decisão principalmente no confronto das duas mulheres.

Durante o julgamento, Erwiana Sulistyaningsih contou detalhadamente as torturas sofridas durante meses e explicou que tinha sido alimentada apenas com pão e arroz.

Erwiana Sulistyaningsih relatou ainda que em uma ocasião perdeu a consciência devido a uma surra e que só conseguia dormir quatro horas por dia.

Erwiana conseguiu escapar em janeiro de 2014, depois de oito meses de violência, e foi hospitalizada por um mês em estado grave em Sragen, na ilha indonésia de Java.

O caso teve repercussões diplomáticas, quando o ex-presidente da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono telefonou a Erwiana para dizer que "faria justiça".

O caso de Erwiana expôs os abusos sofridos muitos trabalhadores domésticos.

Em Hong Kong existem 300.000 trabalhadores domésticos, em sua maioria originários da Indonésia e Filipinas.

Os empregados ganham 300 dólares por mês e desfrutam de alguns dias de férias por ano. 

Últimas notícias