diplomacia

EUA exigem fim 'imediato' de 'construção' de ilhas no Mar da China

Os chineses realizam no arquipélago operações de terraplanagem para transformar recifes de coral em portos e infraestruturas diversas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 30/05/2015 às 8:27
Leitura:

Os Estados Unidos exigiram neste sábado (30) o "fim imediato" das obras de construção, por parte de Pequim, de ilhas 'semi-artificiais' no Mar da China oriental, e estimaram que o comportamento das autoridades chinesas "não está de acordo" com as leis internacionais.

"Primeiro, queremos um acerto pacífico de todos os litígios. Com esta finalidade, deve ocorrer o fim imediato e duradouro das obras de terraplanagem" no arquipélago de Spratly, cuja soberania está em disputa, declarou o secretário americano da Defesa, Ashton Carter, em uma conferência sobre segurança em Cingapura.

"Também nos opomos a qualquer militarização suplementar" da região, acrescentou Carter, destacando que os militares americanos seguirão penetrando no que chamou de "águas internacionais" do Mar da China oriental.

"Com estas ações no Mar da China oriental, Pequim não está em conformidade com as regras e leis  internacionais".

As Spratly, um arquipélago com mais de 100 ilhas, recifes e atóis no meio do caminho entre Vietnã e Filipinas, é uma zona muito disputada devido a sua importância militar estratégica.

Os chineses realizam no arquipélago operações de terraplanagem para transformar recifes de coral em portos e infraestruturas diversas.

Últimas notícias