Política

Kerry: Washington não tolerará restrições de navegação no Mar da China Meridional

China está expandindo alguns recifes e construindo instalações militares neste mar

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/08/2015 às 8:33
Foto: Reprodução/ Google Maps
China está expandindo alguns recifes e construindo instalações militares neste mar - FOTO: Foto: Reprodução/ Google Maps
Leitura:

O governo dos Estados Unidos não tolerará nenhuma restrição de navegação no Mar da China Meridional, uma zona disputada por vários países e onde a China está construindo infraestruturas, alertou o secretário de Estado americano John Kerry.

"Deixem que eu seja claro: os Estados Unidos não aceitarão restrições na liberdade de navegação e de sobrevoo, ou de outros usos legais neste mar. São direitos intrínsecos que devem ser compartilhados", disse Kerry de acordo com uma transcrição de seu discurso. Kerry fez a afirmação durante uma reunião de segurança em Kuala Lumpur dos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A China está expandindo alguns recifes e construindo instalações militares neste mar, algo que os países vizinhos consideram uma provocação. Os 10 membros da Asean, assim como China, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, entre outros países, participam na reunião de Kuala Lumpur.

Últimas notícias