Espaço

Rússia quer enviar astronautas à Lua em 2029

A missão russa Luna 27 prevê o envio de um módulo de exploração lunar

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 27/10/2015 às 17:25
Leitura:

A Rússia planeja realizar seu primeiro voo tripulado para a Lua em 2029, anunciou nesta terça-feira Vladimir Solntsev, diretor da estatal russa Energia, que concebe e desenvolve veículos espaciais. 

"Em 2029, faremos um voo tripulado rumo à Lua e irão desembarcar no satélite", declarou Solntsev, citado pela agência de notícias russa Ria Novosti durante uma Conferência sobre Tecnologias Espaciais em Moscou. 

Segundo Vladimir Solntsev, a Rússia vai iniciar em 2021 os testes de uma nave espacial especialmente concebida para ir à Lua. A aeronave realizará a partir de 2023 voos rumo a Estadão Espacial Internacional (ISS), antes de ser enviada vazia para a Lua em 2025. 

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou há uma semana a ideia de criar uma "cidade lunar" internacional, que poderia ser construída pouco a pouco graças a robôs, e anunciou colaborar com a missão russa Luna 27, prevista para 2020. 

A missão russa Luna 27 prevê o envio de um módulo de exploração lunar com o objetivo de ir até as regiões onde foram encontrados depósitos de gelo. 

Cinquenta e quatro anos após o voo de Yuri Gagarin, primeiro homem no espaço, enviar um homem à Lua continua uma grande ambição da Rússia que encarou como uma afronta o fato de ser ultrapassada pelos norte-americanos nesta conquista em 1969. 

Moscou tenta avançar há algum tempo com este projeto, mas deve lidar com um setor espacial minado pela corrupção e rombos orçamentários. 

Após a perda de diversas espaçonaves por causa de lançamentos fracassados, Moscou apresentou um projeto de reforma de sua indústria espacial, transformando a agência espacial Roskosmos em empresa pública, prevendo aumentar os salários e combater a corrupção. 

Últimas notícias