Libertado

Filho de Kadhafi é libertado após sequestro no Líbano

Hannibal Kadhafi está com a polícia libanesa e vai ser interrogado

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/12/2015 às 8:44
Foto: Mahmud Turkia/ Files/ AFP
Hannibal Kadhafi está com a polícia libanesa e vai ser interrogado - FOTO: Foto: Mahmud Turkia/ Files/ AFP
Leitura:

Um dos filhos do falecido ditador líbio Muamar Kadhafi, sequestrado nesta sexta-feira (11) no Líbano, foi libertado - disse à AFP uma fonte de segurança.

A Polícia libanesa está com Hannibal Kadhafi e vai interrogá-lo, completou a fonte, sem divulgar onde o filho do ex-ditador líbio foi encontrado.

Outra fonte informou à AFP que Hannibal foi "sequestrado por um grupo armado na região do Bekah (leste), enquanto vinha da Síria e foi libertado durante a noite na mesma região". 

Três filhos de Kadhafi morreram durante a revolta que depôs o ditador em 2011. Dois estão presos na Líbia e um foi condenado em julho à pena de morte, acusado de assassinato, saque e sabotagem.

A esposa de Kadhafi, Safiya, Hannibal e outros dois filhos do ditador conseguiram fugir da Líbia e se refugiar na Argélia após a revolta que depôs seu governo em 2011.

A família de Khadafi não é bem recebida no Líbano, onde a comunidade xiita responsabiliza a Líbia pela morte do imame Musa Sadr, desaparecido durante visita à Líbia em 1978. 

A agência de notícias libanesa ANI revelou que os sequestradores queriam "informações sobre Musa Sadr", que era o líder do alto conselho superior xiita libanês quando desapareceu.

Em um vídeo exibido pela emissora libanesa al Jadid, Hannibal Kadhafi aparece fazendo um chamado a quem tiver provas sobre o caso Sadr que as apresente sem demora.

Em 2008, Hannibal e sua esposa libanesa, Aline Skaf, foram detidos na Suíça acusados de violência contra empregadas domésticas e postos em liberdade sob fiança. Trípoli exigiu "desculpas" da Suíça, mas o caso foi arquivado.

Desde a queda, em 2011, de Muamar Kadhafi, propiciada por uma operação militar da qual participaram países como França, Estados Unidos e Grã-Bretanha, a Líbia está mergulhada no caos.

Aproveitando o vácuo político e a insegurança permanente, este ano o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) fincou raízes no país.

Últimas notícias