Terrorismo

Salah Abdeslam foi acusado na Bélgica por tiroteio antes dos atentados em Bruxelas

O tiroteio no bairro de Forest de Bruxelas aconteceu quando a polícia realizava uma operação de busca de rotina

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 21/04/2016 às 14:33
Foto: AFP
O tiroteio no bairro de Forest de Bruxelas aconteceu quando a polícia realizava uma operação de busca de rotina - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Salah Abdeslam, suspeito chave dos atentados em Paris, foi indiciado na Bélgica por "tentativa de assassinato" na investigação por um tiroteio no bairro de Forest em 15 de março, uma semana antes dos atentados em Bruxelas.

"Foi acusado por tentativa de assassinato como autor ou coautor", disse o advogado Sven Mary.

O tiroteio no bairro de Forest de Bruxelas aconteceu quando a polícia realizava uma operação de busca de rotina com os colegas franceses, como parte da investigação dos atentados de Paris em 13 de novembro, que mataram 130 pessoas.

Os suspeitos que estavam no apartamento investigado pela polícia abriram fogo contra os agentes quando abriram a porta. Um dos suspeitos, um argelino, morreu no tiroteio e outros dois conseguiram fugir, enquanto dois policiais ficaram levemente feridos

A justiça belga não confirmou até o momento que um dos suspeitos que conseguiu fugir era Abdeslam. Mas a operação acelerou sua captura, que aconteceu três dias depois.

A operação aconteceu uma semana antes dos atentados de Bruxelas, que deixaram 32 mortos.

Salah Abdeslam, um francês de 26 anos, é para os investigadores o único sobrevivente dos comandos que atacaram Paris em 13 de novembro.

Abdeslam era o homem mais procurado na Europa desde os atentados de Paris.

Durante quatro meses, Abdeslam, cujo irmão Brahim foi um dos homens-bomba de Paris, se escondeu em Bruxelas.

Abdeslam é objeto de um pedido de extradição da justiça grancesa.

Abdeslam, e seu suposto cúmplice Mohamed Abrini, detedo em 8 de abril e indiciado pelos atentados de Bruxelas, estão em penitenciárias de segurança máxima.

Últimas notícias