TRAGÉDIA

Erupção de vulcão deixa mortos na Indonésia

A montanha ficou dormente por quatro séculos antes de acordar em 2010

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/05/2016 às 9:29
ARDIANSYAH PUTRA / AFP
A montanha ficou dormente por quatro séculos antes de acordar em 2010 - FOTO: ARDIANSYAH PUTRA / AFP
Leitura:

Um vulcão localizado na Indonésia entrou em erupção nesse sábado (21) e deixou seis pessoas mortas, informam neste domingo (22) autoridades militares do país. Outras três pessoas estão em estado grave. O vulcão, chamado de Sinabung fica no norte da província de Sumatra.

A erupção começou na tarde de ontem, segundo o porta-voz da agência de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho.

"Nove pessoas ficaram presas nas nuvens quentes. Seis morreram, e outras três estão em estado crítico, com queimaduras", descreveu.

As vítimas estavam cultivando em uma "zona vermelha" de quatro quilômetros em torno do vulcão, onde o acesso é proibido por razões de segurança. Elas ficaram presas nas nuvens formadas por material vulcânico, cuja temperatura pode atingir 700°C

Equipes de resgate continuavam as buscas pelas vítimas no povoado de Gamber, cujos habitantes foram removidos em 2014, devido ao risco de erupção.

"Não se sabe quantas pessoas havia no povoado quando as nuvens quentes começaram a baixar", disse o porta-voz do governo, lembrando que "não deveria ser realizada nenhuma atividade na zona vermelha".

Muitas pessoas que, por segurança, viviam em abrigos temporários decidiram retornar a suas fazendas por razões econômicas, apesar do perigo.

Desde 2013, quando o vulcão Sinabung despertou, milhares de pessoas fugiram. Em 2014, 16 morreram em uma grande erupção.

O Sinabung é um dos 129 vulcões ativos na Indonésia, país localizado no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde as atividades sísmica e vulcânica são intensas.

Últimas notícias