TRAGÉDIA

França: mundo condena atentado em Nice

Políticos de todo o mundo reagiram com horror ao atentado com um caminhão que deixou ao menos 84 mortos em Nice

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/07/2016 às 7:42
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Políticos de todo o mundo reagiram com horror ao atentado com um caminhão contra uma multidão que celebrava o dia da Queda da Bastilha em Nice, na Riviera Francesa, que deixou ao menos 84 mortos.

A seguir as principais reações:

- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou a solidariedade de seu país à França, "nosso mais antigo aliado". "Neste 14 de julho, lembramos (...) os valores democráticos que fizeram da França uma inspiração para o mundo inteiro".

Seu secretário de Estado, John Kerry, acompanhou na quinta-feira em Paris o desfile pela festa nacional francesa.

- O presidente interino do Brasil, Michel Temer, declarou: "Hoje, mais do que nunca, somos todos franceses. (...) O Brasil se une a todos que desejam e lutam pela paz e harmonia no mundo".

Já a presidente afastada Dilma Rousseff disse que "não podemos nos deixar amedrontar, nem nos abatermos. O povo francês saberá superar mais esta tragédia".

- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou: "Estamos todos unidos no estupor após este ataque mortal em Nice".

- O presidente russo, Vladimir Putin, classificou o atentado de "particularmente cruel" e "cínico". "Vimos novamente que o terrorismo ignora absolutamente o que é a moral humana". "A Rússia está disposta a cooperar estreitamente com a França" para "lutar contra o terrorismo".

- O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, se declarou "comovido". "Sentimos como nossa a dor de nossos vizinhos. É a dor de todas as pessoas de bem, vítimas potenciais da barbárie, da irracionalidade e do desprezo mais absoluto pela vida humana".

- Boris Johnson, o novo ministro das Relações Exteriores britânico, que participou da festa de 14 de julho na embaixada francesa em Londres, escreveu no Twitter: "Comovido e triste pelos terríveis acontecimentos em Nice, e pela terrível perda de vidas".

- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, também condenou o ataque. "O México reprova qualquer ato de violência como o ocorrido em Nice".

- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou no Twitter: "@fhollande: nossa solidariedade às vítimas e feridos do atentado em Nice. Rejeitamos toda forma de violência".

- O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, escreveu no Twitter: "Os canadenses estão comovidos".

- O Vaticano expressou "por parte do papa Francisco nossa participação e solidariedade com o sofrimento das vítimas e de todo o povo francês" em "um dia que deveria ser um grande dia de festa".

- União Europeia: "O ataque terrorista covarde e bárbaro que atingiu a cidade de Nice me consternou", segundo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

É um "dia triste para a França, para a Europa", afirmou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. É "trágico" que "as vítimas do ataque sejam pessoas que celebravam a liberdade, igualdade e fraternidade".

- Cúpula Europa-Ásia: Os dirigentes e representantes de 51 países asiáticos e europeus, reunidos na Mongólia, condenaram o atentado. "Reafirmamos nosso compromisso de unir nossas forças para combater a peste do terrorismo".

- A Arábia Saudita, atingida há uma dezena de dias por atentados fatais, expressou à França sua "solidariedade e cooperação para enfrentar juntos atos terroristas".

- Os Emirados Árabes Unidos, integrantes junto à França e à Arábia Saudita da coalizão internacional que, sob a liderança dos Estados Unidos, luta contra os terroristas do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, "denunciou um crime abjeto".

- O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, ofereceu seus pêsames e disse que seu país condena toda forma de terrorismo.

- O Conselho de Segurança das Nações Unidas classificou o ataque de "bárbaro e covarde".

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Últimas notícias