Golpe Militar

Tentativa de golpe na Turquia deixa mortos e feridos

Ag~emncia oficial Anatólia informou que o Parlamento turco foi bombardeado por aviões

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/07/2016 às 21:24
Foto: Bulent Kilic/AFP
FOTO: Foto: Bulent Kilic/AFP
Leitura:

Atualizada à 00h16

Um grupo de militares do Exército anunciou na sexta-feira ter assumido o poder na Turquia, provocando uma onda de violência que já deixou pelo menos 42 mortos entre civis e militares em Ancara durante os confrontos provocados pela tentativa de golpe militar deflagrada na sexta-feira (15( na Turquia, informou a Corte do distrito de Golbasi, na capital turca, citada pela TV local.

Tiros esporádicos persistiam na manhã deste sábado em vários bairros de Ancara, após uma noite confusa marcada por explosões atribuídas a bombardeios aéreos.

>>> VEJA A CRONOLOGIA DA TENTATIVA DE GOLPE NA TURQUIA

A agência oficial Anatólia informou que o Parlamento turco, em Ancara, foi bombardeado na madrugada de sábado, sem dar mais detalhes sobre o ataque, realizado por aviões.

O correspondente da AFP na capital turca ouviu uma violenta explosão e rajadas de balas na região do Parlamento.

Apesar do ataque ao Parlamento, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou que "esta iniciativa idiota fracassou" e a situação "está amplamente sob controle".

As declarações do premier ao canal NTV se seguiram a um comunicado dos serviços de Inteligência turcos sobre o "retorno à normalidade".

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, levado para um local "seguro" na noite de sexta-feira, chegou de avião a Istambul ao amanhecer deste sábado.

Foto: Bulent Kilic/AFP
Exército afirma ter tomado o poder na Turquia - Foto: Bulent Kilic/AFP
Foto: Bulent Kilic/AFP
Forças de segurança turcas fecharam parcialmente duas pontes que cruzam o Estreito de Bósforo - Foto: Bulent Kilic/AFP
Foto: Bulent Kilic/AFP
Exército afirma ter tomado o poder na Turquia - Foto: Bulent Kilic/AFP
Foto: Bulent Kilic/AFP
Oficiais de segurança detiveram pessoas desconhecidas às margens de rodovia - Foto: Bulent Kilic/AFP
Foto: Bulent Kilic/AFP
Fotógrafo da AFP registrou forças de segurança nas ruas de dentro do carro - Foto: Bulent Kilic/AFP
Foto: Ozan Kose/AFP
Homem é baleado durante confronto entre soldados turcos e polícia próximo à Praça Taksim, Istambul - Foto: Ozan Kose/AFP
Foto: Ozan Kose/AFP
Turcos protestam contra golpe militar, seguindo orientação do presidente Erdogan - Foto: Ozan Kose/AFP
Foto: Ozan Kose/AFP
Soldado turco é preso pela polícia turca em meio a protesto contra golpe - Foto: Ozan Kose/AFP
Foto: Ozan Kose/AFP
Turcos protestam contra golpe militar, seguindo orientação do presidente Erdogan - Foto: Ozan Kose/AFP
Foto: Chris McGrath/AFP
Turcos vão às ruas em apoio ao presidente Recep Tayyip Erdogan - Foto: Chris McGrath/AFP

 

Em Istambul, os militares golpistas abriram fogo contra uma multidão durante um protesto contra a tentativa de golpe, ferindo vários civis, constatou um fotógrafo da AFP.

Os soldados atiraram contra a multidão em uma das pontes sobre o Bósforo, que une Europa à Ásia, onde vários civis feridos eram socorridos por ambulâncias.

Na capital Ancara, dezessete policiais foram mortos no quartel-general das forças especiais do Exército, revelou a agência oficial Anatólia, sem dar detalhes.

Ainda na capital turca, um caça F-16 da Força Aérea derrubou um helicóptero Sikorsky das forças "golpistas", informou uma fonte ligada à presidência.

Na noite de sexta-feira, vários tanques do Exército cercaram o Parlamento em Ancara e o aeroporto internacional Ataturk, em Istambul.

Violentas explosões foram ouvidas na capital, acompanhadas de troca de tiros no centro da cidade, enquanto aviões sobrevoavam a metrópole sem parar, a baixa altitude.

Em declarações por telefone à rede CNN-Turk, Erdogan disse estar confiante em que "de modo algum os golpistas terão sucesso", e pediu à população que se "reúna nas praças públicas e nos aeroportos" para resistir a uma "tentativa de golpe de Estado" lançada por "uma minoria dentro do Exército".

"Não acredito absolutamente que estes golpistas vencerão", disse Erdogan, "prometendo uma resposta muito forte" aos insurgentes.

Erdogan foi levado para um local "seguro", afirmou um funcionário ligado à presidência.

Segundo um comunicado dos militares lido no canal de televisão NTV, "o poder no país foi tomado em sua integralidade". A mesma informação constava do site do Estado-Maior do Exército.

"Não permitiremos que a ordem pública seja alterada na Turquia (...). Foi imposto o toque de recolher até nova ordem", segundo um comunicado firmado pelo "Conselho da Paz no país". 

Logo após o anúncio dos militares, duas pontes sobre o estreito de Bósforo em Istambul foram fechadas parcialmente, e as forças de segurança controlavam as avenidas que levam à Praça Taksim, entre outros pontos, revelou a imprensa local.

Segundo os militares, a tomada do poder tem por objetivo "garantir e restaurar a ordem  constitucional, a democracia, os direitos humanos, as liberdades e a prevalência da lei suprema" em todo território turco.

"Todos os nossos acordos e compromissos internacionais seguem vigentes. Esperamos que continuem nossas boas relações com os demais países", assinala o comunicado militar.

De acordo com a agência oficial Anatolia, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, "general Hulusi Akar, é mantido como refém por um grupo de militares que tentam uma revolta".

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, denunciou o que chamou de uma "tentativa ilegal" de ação por parte de elementos do Exército turco, depois da ocupação de pontos estratégicos em Istambul pelos militares.

"Estamos trabalhando com a possibilidade de uma tentativa [de ação ilegal]. Nós não vamos permitir esta tentativa", declarou Yildirim, por telefone, à emissora de televisão NTV.

"Aqueles que participam deste ato ilegal vão pagar um preço alto", garantiu o premiê, minimizando o episódio - que segundo ele não seria correto descrever como um "golpe".

Últimas notícias