Eleições americanas

Donald Trump bate Hillary Clinton e será presidente dos Estados Unidos

Bilionário republicano derrotou a democrata Hillary Clinton

JC Online e AFP
Cadastrado por
JC Online e AFP
Publicado em 09/11/2016 às 4:32
Foto: MANDEL NGAN / AFP
Bilionário republicano derrotou a democrata Hillary Clinton - FOTO: Foto: MANDEL NGAN / AFP
Leitura:

Atualizada às 4h57

O bilionário republicano Donald Trump venceu a democrata Hillary Clinton nas eleições americanas e sucederá Barack Obama na Casa Branca. O resultado saiu na madrugada desta quarta-feira (9) do Brasil. Trump atingiu os 270 delegados necessários para vencer o pleito às 4h33 do Recife. Assim, ele tornou-se o 45º presidente dos Estados Unidos, a maior potência mundial. Seu mandato começará em 2017.

Trump liderou uma divisiva campanha eleitoral na qual foi acusado de racismo e misoginia, e com uma retórica incendiária derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, considerada favorita pelas pesquisas.

O polêmico empresário de 70 anos terá a companhia de Mike Pence como vice-presidente. Logo após o anúncio do resultado, Hillary telefonou para Trump na madrugada para reconhecer o resultado. No entanto, Hillary anunciou que não discursará nesta noite.

Festa dos republicanos

Os eufóricos seguidores de Donald Trump formavam na madrugada desta quarta-feira uma maré barulhenta na sede da campanha do candidato republicano à Casa Branca, em Nova York, que gritava em uníssono "USA" enquanto esperava a aparição de seu herói.

"Estamos muito emocionados", contou à AFP Aliza Romanoff, uma mulher de Long Island cuja família conhece o magnata do setor imobiliário há anos. Junto ao seu marido e aos seus pais, celebrava antecipadamente a vitória diante dos resultados favoráveis conquistados pelo aspirante conservador. 

A "festa da vitória" que a campanha de Trump organizou em um hotel de Manhattan começou a meio gás, na expectativa, mas otimista diante do que se depararia no decorrer da noite.

Mas à medida que os resultados foram sendo divulgados, estado por estado, a alegria invadiu os partidários republicanos.

O número de curiosos cresceu com o passar das horas e a euforia encontrou seu lugar - ajudada pelos litros de álcool consumidos - à espera da notícia mais aguardada: a vitória após uma disputa acirrada e uma campanha esgotadora.

"É incrível. Não sabia que Trump conseguiria", explicou Glenn Ruti, um nova-iorquino de 54 anos que trabalha no setor das telecomunicações, antes do anúncio oficial da vitória.

O candidato republicano começou ganhando em Ohio, Flórida, Carolina do Norte e Iowa, alguns dos estados-chave que decidiram esta eleição.

Com a conquista de cada estado, a audiência vibrava, gritava, aplaudia e agitava seus cartazes.

"Ganhará e minha vida mudará para sempre", afirmou um partidário enquanto falava por telefone, visivelmente incrédulo.

Os garçons, vestidos impecavelmente com terno preto, se apressavam em repor as garrafas vazias. A festa pode ser muito longa.

"Definitivamente estamos surpresos. Acreditamos que será uma disputa muito acirrada", disse Romanoff durante a apuração. "Mas estamos felizes", disse.

Últimas notícias