Publicidade

França determina menção "fotografia retocada" em imagens comerciais

Medida publicada no Diário Oficial da França também determina atestado médico das modelos comprovando sua saúde

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/05/2017 às 7:04
Calzedonia
Medida publicada no Diário Oficial da França também determina atestado médico das modelos comprovando sua saúde - FOTO: Calzedonia
Leitura:

A França passará a obrigar a menção "fotografia retocada" nas imagens de uso comercial que modificam a silhueta das modelos, e estas deverão ter um certificado médico para exercer sua atividade, de acordo com duas leis publicadas no Diário Oficial nesta sexta-feira (5). O governo pretende assim "prevenir os transtornos de comportamento alimentar", sobretudo entre a população mais jovem. 

A partir de 1 de outubro "será obrigatório acrescentar às fotografias de uso comercial a menção 'fotografia retocada' quando a aparência corporal das modelos foi modificada com um software para afinar ou aumentar sua silhueta", anunciou o ministério francês da Saúde em um comunicado.  

A obrigação envolve as fotografias "inseridas em mensagens publicitárias" na imprensa, em cartazes, na imprensa ou nos catálogos e folhetos, afirma o decreto. O anunciante será o responsável por verificar se as fotos adquiridas passaram por retoques, completa o texto. 

A respeito da necessidade de um atestado médico, a medida entrará em vigor a partir de sábado (6) e também será aplicada às modelos de outros países do Espaço Econômico Europeu quando trabalharem na França. O certificado terá validade de dois anos e deve atestar que "o estado de saúde global da pessoa (...), avaliado por meio de seu índice de massa corporal, permite que exerça a atividade de modelo". "A categoria colaborou com a redação dos textos e foi, portanto, informada com antecedência", indicou o ministério da Saúde. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma pessoa magra quando o índice de massa corporal (IMC), que corresponde à relação entre o peso e a altura, é inferior a 18,5. A OMS estabelece distinções entre magreza leve (entre 17 e 18,5), moderada (entre 16 e 17) e severa (abaixo de 16). 

França segue exemplo de outros países europeus

Madri foi a primeira capital europeia a proibir, a partir de setembro de 2016, o trabalho de modelos com IMC inferior a 18. Itália, Chile e Bélgica aprovaram normas similares às publicadas nesta sexta-feira na França. 

O governo francês afirma que o objetivo é "mudar a imagem do corpo na sociedade para evitar a promoção de ideais de beleza inacessíveis e evitar a anorexia nos jovens", assim como "proteger a saúde de uma categoria da população especialmente afetada por este risco: as modelos". 

Últimas notícias