México

México se compromete a proteger jornalistas e a acabar com impunidade

Presidente mexicano convocou reunião de emergência após nova morte de jornalista, assassinado na semana passada

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/05/2017 às 22:08
Foto: AFP
Presidente mexicano convocou reunião de emergência após nova morte de jornalista, assassinado na semana passada - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Pressionado pela indignação provocada pelo assassinato nesta semana de Javier Valdez, famoso repórter no México, o presidente Enrique Peña Nieto abordou nesta quarta-feira (17), pela primeira vez, a violência contra os jornalistas, comprometendo-se a garantir sua segurança e a combater a impunidade.

O presidente convocou uma reunião extraordinária com todos os governadores do país e membros de organizações de direitos humanos para estabelecer uma agenda de ação que tranquilize a sociedade, ainda comovida pela morte em menos de doze semanas de outros quatro comunicadores e de um escritor que tinha um programa de rádio sobre poesia.

"É obrigação do Estado mexicano em seu conjunto outorgar garantias aos jornalistas para o desempenho de sua profissão, especialmente diante da ameaça representada pelo crime organizado", reconheceu.

"A proteção de jornalistas e defensores dos direitos humanos hoje requer medidas extraordinárias. Cada crime contra um jornalista é um atentado contra a liberdade de expressão e de imprensa e contra a cidadania".

A prioridade será destinar mais dinheiro ao Mecanismo de Proteção para Pessoas Defensoras de Direitos Humanos e Jornalistas, criado em 2012, e que oferece escoltas, coletes à prova de balas, patrulhas, manuais de proteção pessoal e um botão de pânico para alertar as autoridades em caso de perigo.

Também reforçarão a Procuradoria especial que atende os crimes contra a liberdade de expressão (FEADLE), contratando uma equipe maior e melhorando a capacitação dos funcionários do Ministério Público.

Peña Nieto também anunciou que irão revisar e impulsionar as investigações em curso e elaborarão um esquema nacional de coordenação com todos os estados, assim como um protocolo para atender estes crimes.

"O que as pessoas esperam são resultados, o combate à impunidade", afirmou. "A impunidade e o atraso na resolução dos crimes são, precisamente, o que mais indigna a sociedade".

Últimas notícias