EUROPA

Doze detidos na Bélgica em investigação sobre atentados de 2016

Investigação é sobre os atentados que ensanguentaram a capital da Bélgica em março do ano passado

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/06/2017 às 13:40
Foto: NICOLAS MAETERLINCK / BELGA / AFP
Investigação é sobre os atentados que ensanguentaram a capital da Bélgica em março do ano passado - FOTO: Foto: NICOLAS MAETERLINCK / BELGA / AFP
Leitura:

A polícia deteve 12 pessoas em várias operações realizadas em Bruxelas, no marco da investigação sobre os atentados que ensanguentaram a capital da Bélgica em março de 2016, anunciou nesta terça-feira (6) a Procuradoria federal belga.

As 14 operações aconteceram em vários distritos da capital belga, principalmente em Schaerbeek, informou em um comunicado a Procuradoria.

Detenções

Em relação aos 12 detidos, um juiz de instrução decidirá "nas próximas horas" sobre sua detenção após interrogá-los, acrescentou essa fonte.

O objetivo das operações poderia ser o de encontrar o lugar onde "os cúmplices dos terroristas de Bruxelas teriam escondido várias armas", segundo as informações do jornal La Dernière Heure.

A Procuradoria federal, competente em casos de terrorismo, não confirmou essa informação.

Os ataques em 22 de março de 2016 deixaram 32 mortos e mais de 200 feridos, tanto no aeroporto de Zaventem como na estação de metrô de Maalbeek.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou esses atentados, perpetrados por uma célula vinculada também aos ataques de Paris, que deixaram meses antes, em novembro de 2015, 130 mortos.

Essas detenções chegam quatro dias depois de a Bélgica culpar de participação em "atividades de um grupo terrorista como dirigente" o irmão do suposto coordenador de ambos os ataques.

 

 

Últimas notícias