MOSSUL

Jornalista iraquiano morto e três franceses feridos em Mossul

Os jornalistas acompanhavam as forças especiais iraquianas que lutam contra grupo Estado Islâmico

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/06/2017 às 15:08
Foto: Odd Andersen/AFP
Os jornalistas acompanhavam as forças especiais iraquianas que lutam contra grupo Estado Islâmico - FOTO: Foto: Odd Andersen/AFP
Leitura:

Três jornalistas franceses foram feridos na explosão de uma mina em Mossul, enquanto o jornalista curdo que os acompanhava morreu, anunciaram nesta segunda-feira (19) o grupo France Télévisions e a ONG Repórteres Sem Fronteiras.

Dois dos jornalistas, Véronique Robert e Stéphane Villeneuve, trabalhavam para a #5Bis Productions e preparavam uma reportagem sobre a batalha de Mossul, no Iraque, para um programa do canal público France 2.

Eles foram levados para o hospital de uma base militar dos Estados Unidos. Seu guia iraquiano, Bakhtyiar Addad, que trabalhava para vários meios de comunicação, incluindo France Télévisions, foi morto, segundo a televisão pública.

A RSF expressou no Twitter "sua tristeza depois deste novo drama". 

De acordo com várias fontes, o terceiro jornalista ferido é Samuel Forey, que trabalha para vários meios de comunicação. No Twitter, o repórter da Télérama Nicolas Delesalle disse que Samuel Forey havia sido ferido no braço e no rosto, mas que "passa bem".

Estes jornalistas acompanhavam as forças especiais iraquianas na batalha para recuperar a segunda cidade do Iraque do grupo Estado Islâmico (EI), onde cerca de 100.000 civis são "mantidos como escudos humanos" pelos extremistas, segundo a ONU.

Últimas notícias