IRAQUE

Coalizão prevê queda iminente do Estado Islâmico em Mossul

De acordo com general canadense, o grupo extremista deve ser completamente expulso de Mossul na próxima semana

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/07/2017 às 6:08
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / AFP
De acordo com general canadense, o grupo extremista deve ser completamente expulso de Mossul na próxima semana - FOTO: Foto: AHMAD AL-RUBAYE / AFP
Leitura:

O grupo Estado Islâmico está à beira da derrota em Mossul, seu antigo bastião no Iraque, de onde os jihadistas devem ser completamente expulsos na próxima semana, declarou nessa quinta-feira (6) o general canadense Dave Anderson.

O general, que supervisiona o treinamento das forças locais para a coalizão liderada pelos Estados Unidos, disse que as tropas iraquianas empurraram o EI para uma última e pequena posição na Cidade Velha de Mossul, próxima ao rio Tigre. 

"As forças iraquianas estão à vista do rio Tigre a partir do oeste e enfrentam um inimigo que está nas últimas", disse Anderson para jornalistas em Bagdá. 

Combatentes do EI que permanecem em Mossul

Sobre o número de combatentes do EI que permanecem em Mossul, o general disse não saber exatamente, mas garantiu que "sem dúvida" não haverá nenhum na próxima semana. 

Anderson revelou que a coalizão começou a entregar ajuda à polícia iraquiana para aumentar sua presença em Mossul e manter a cidade após sua libertação. 

A ajuda inclui tudo o que uma unidade policial necessita para patrulhar uma área, incluindo tanques para água, computadores e telefones. 

Últimas notícias