Venezuela

Oposição venezuelana é impedida de apresentar candidatos em 7 estados

Medida teria sido em retaliação a um referendo revogatório que a oposição venezuelana pretendia organizar contra Maduro

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/08/2017 às 8:27
Foto: AFP
Medida teria sido em retaliação a um referendo revogatório que a oposição venezuelana pretendia organizar contra Maduro - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não poderá inscrever candidatos em sete dos 23 estados do paras as eleições de governadores, previstas para dezembro.

A coalizão, no entanto, poderia apresentar candidatos nas cédulas eleitorais dos partidos políticos que integram a aliança.

A MUD "deverá abster-se de inscrever candidaturas em Zulia, Apure, Monagas, Bolívar, Trujillo, Aragua e Carabobo, em cumprimento a decisões adotadas por tribunais destes estados, relacionadas com julgamentos que avançaram desde o ano passado", informa um boletim do CNE.

Os processos judiciais foram iniciados por denúncias do chavismo de irregularidades na coleta de assinaturas para um referendo revogatório que a MUD pretendia organizar contra o presidente Nicolás Maduro. Os sete estados mencionados são governados por políticos chavistas.

A MUD não informou se participará das eleições, depois de se recusar a apresentar nomes para a Assembleia Constituinte eleita em 30 de julho por iniciativa de Maduro.

A Ação Democrática, um dos partidos políticos de maior tradição entre os que integram a MUD, informou que apresentará candidaturas.

Fraude

A oposição acusa do CNE de "fraude". A empresa que forneceu as máquinas de votação para a eleição da Constituinte, Smartmatic, afirmou que os resultados foram "manipulados" pelas autoridades para anunciar a participação de oito milhões de venezuelanos, número rejeitado pelos adversários de Maduro.

Outros setores de oposição se recusam a participar nas eleições regionais por considerar que isto "legitimaria" o CNE após as acusações de fraude na Constituinte.

Últimas notícias