VIOLÊNCIA

Boko Haram mata sete em acampamento de refugiados na Nigéria

O Boko Haram 'usou um RPG de fora do acampamento, matou sete pessoas e feriu várias outras', afirmou Kachalla

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/09/2017 às 16:10
Foto: AFP
O Boko Haram 'usou um RPG de fora do acampamento, matou sete pessoas e feriu várias outras', afirmou Kachalla - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Sete pessoas morreram em um ataque do grupo jihadista Boko Haram a um acampamento de refugiados internos no nordeste da Nigéria, informaram neste sábado moradores e milicianos que combatem os rebeldes.

Um integrante de uma milícia, Umar Kachalla, declarou que membros do Boko Haram usaram na noite de ontem um lança-foguetes contra o acampamento Ngala, no estado de Borno, fronteira com Camarões, onde se instalaram cerca de 80 mil pessoas.

O Boko Haram "usou um RPG de fora do acampamento, matou sete pessoas e feriu várias outras", afirmou Kachalla à AFP desde a vizinha Gamboru.

Um morador do Ngala, Abubakar Yusuf, confirmou as declarações do miliciano e assinalou que "o número de feridos é relativamente baixo".

O acampamento Ngala foi aberto em janeiro de 2016, quando milhares de refugiados nigerianos retornaram de Camarões.

Ataque

Nessa sexta-feira (8) houve outro ataque contra um acampamento, em Maiduguri, capital de Borno, em que duas pessoas morreram.

Babakura Kolo, membro de uma milícia civil a cargo, juntamente com o Exército, da segurança da população, e que testemunhou a explosão, disse que duas mulheres suspeitas foram obrigadas a sair de um táxi em um posto de controle.

"Uma das mulheres tentou fugir, mas os explosivos que levava escondidos foram ativados", contou.

Uma passageira do táxi e o condutor de um riquixá que estava atrás morreram na explosão, afirmou Kolo, acrescentando que outra mulher-bomba também morreu.

Na última quarta-feira (6) e quinta-feira (7), em dois ataques diferentes, membros do Boko Haram mataram oito pessoas em localidades agrícolas dos arredores de Maiduguri, segundo moradores e milicianos.

O conflito contra o Boko Haram começou há oito anos e já deixou mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados na região do Lago Chade, provocando uma grave crise humanitária e alimentar.

Últimas notícias