Venezuela

Jornalistas são presos após entrarem em penitenciária na Venezuela

Três jornalistas foram presos ao entrar na penitenciária venezuelana de Tocorón para realizar uma reportagem

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/10/2017 às 11:39
Foto: Reprodução/Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa
Três jornalistas foram presos ao entrar na penitenciária venezuelana de Tocorón para realizar uma reportagem - FOTO: Foto: Reprodução/Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa
Leitura:

Três jornalistas, um italiano, um suíço e um venezuelano, foram presos depois de entrarem em uma perigosa penitenciária venezuelana para realizar uma reportagem, denunciaram no sábado (7) organizações de imprensa e de defesa dos direitos humanos.

O italiano Roberto Di Matteo e o suíço Filippo Rossi, bem como o venezuelano Jesús Medina, foram presos depois de entrarem com suas equipes de filmagem na penitenciária de Tocorón, no norte do estado de Aragua, de acordo com a ONG Foro Penal.

Rossi, inicialmente apresentado como um cidadão italiano, é na verdade suíço, segundo a imprensa deste país.

Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Suíça confirmou a detenção de um de seus cidadãos, acrescentando que sua embaixada em Caracas "está em contato com as autoridades competentes e auxilia o compatriota no âmbito da proteção consular".

Já o ministério italiano das Relações Exteriores afirmou que sua embaixada na Venezuela "acompanha desde o início o caso da prisão do cidadão italiano Roberto Di Matteo e está em contato com as autoridades locais".

Os três jornalistas "estavam na prisão de Tocorón (...) produzindo uma investigação jornalística quando foram detidos", indicou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP).

As organizações de imprensa não especificaram para quais meios os jornalistas estrangeiros trabalham, enquanto que Medina é um fotojornalista do portal DolarToday, opositor ao governo de Nicolás Maduro.

Uma imagem dos jornalistas algemados com dois militares foi transmitida pelo sindicato. Foram confiscados telefones celulares e câmeras.

Porta-vozes do sindicato disseram à AFP que os jornalistas "estão bem, sem indicações de maus-tratos". 

"Eles receberam um convite para entrar em Tocorón. Estavam se registrando na entrada quando tiveram o acesso negado e receberam a ordem de detenção. Ao que parece, houve uma contra-ordem para impedir sua entrada", segundo o sindicato.

Alfredo Romero, diretor do Foro Penal, afirmou que advogados da ONG foram para Tocorón - cerca de duas horas de Caracas - para ajudá-los. "Eles estão detidos desde sexta-feira em um destacamento da Guarda Nacional", disse ele.

De acordo com o sindicato, foram detidos por funcionários do ministério Penitenciário e colocados sob ordem judicial. Eles serão apresentados nas próximas horas ante à Justiça.

Penitenciárias desumanas

Várias organizações não governamentais denunciaram a superlotação e desnutrição em centros de detenção venezuelanos.

A ONG Una Ventana a La Libertad estimou em 2016 que as prisões venezuelanas abrigavam 88.000 presos, quando sua capacidade é de apenas 35.000. 

Desde julho de 2011, o governo lançou um plano para readequar as penitenciárias. Segundo as autoridades, 98% das 50 prisões na Venezuela funcionam sob o novo regime.

Últimas notícias