Impasse

Rússia acusa EUA de 'fazer de conta' que combate o Estado Islâmico

A Rússia acusou os EUA de reduzir ataques aéreos contra o Estado Islâmico no Iraque

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/10/2017 às 11:41
Foto: AFP
A Rússia acusou os EUA de reduzir ataques aéreos contra o Estado Islâmico no Iraque - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Rússia acusou os Estados Unidos de reduzir seus ataques aéreos contra o Estado Islâmico no Iraque, permitindo que os extremistas islâmicos entrem na Síria e lutem contra as forças apoiadas de Bashar al-Assad apoiadas por Moscou.

De acordo com o general Igor Konachenkov, porta-voz do ministério da Defesa da Rússia, a coalizão internacional liderada por Washington reduziu suas operações no Iraque para permitir que os combatentes do Estado Islâmico se retirem para o leste da Síria, onde as forças sírias avançam na região de Deir Ezzor, a última nas mãos dos jihadistas.

"Todo mundo vê que a coalizão liderada pelos Estados Unidos faz de conta que combate o Estado Islâmico, especialmente no Iraque, e que continua a fingir que luta ativamente contra o EI na Síria", disse ele em um comunicado.

"As ações do Pentágono e da coalizão merecem uma explicação. Sua mudança de prioridade deve-se ao desejo de complicar tanto quanto possível as operações do exército sírio, apoiado pela aviação russa, para a libertação do território sírio a leste do Eufrates?", insiste o comunicado.

"Ou é uma maneira inteligente de libertar o Iraque dos terroristas do EI, colocando-os no caminho dos bombardeios precisos da aviação russa?", acrescenta.

Desde o início da intervenção russa na Síria, em setembro de 2015, Moscou repetidamente acusou os Estados Unidos de apoiar o EI ou o braço sírio da Al-Qaeda, a ex-Frente al-Nusra e atual Fateh al-Sham.

Irã

Os Estados Unidos se uniriam ao "campo dos terrorista" do grupo Estado Islâmico (EI) se decidirem designar a Guarda Revolucionária, o exército de elite iraniano, como "grupo terrorista", advertiu nesta terça-feira o porta-voz do governo em Teerã.

"Não importa qual seja, mas o governo que tenha tal posição sobre a Guarda Revolucionária abraçará a posição dos terroristas do Daesh", considerou Mohamad Bagher Nobajt à imprensa.

A Guarda "é um organismo revolucionário", que "defende o povo (iraniano) e combate terroristas", acrescentou. 

De acordo com fontes consultadas pela AFP, o presidente americano Donald Trump, que considera que o Irã não respeita "o espírito" do acordo nuclear firmado com as grandes potências, pode anunciar esta semana que não o "ratifica", devolvendo a bola ao Congresso de seu país.

Segundo alguns meios de comunicação americanos e europeus, Washington poderia impor novas sanções contra o Irã e designar seu exército de elite como um "grupo terrorista".

Há vários dias, autoridades políticas e militares iranianas alertam contra esta medida.

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif, fez uma aparição com o general Mohamad Ali Jafari, comandante da Guarda, para enviar um aviso a Washington.

Últimas notícias