IMPEDIMENTO

México inabilita Odebrecht por 4 anos para contratos estatais

Decisão é por conta de escândalo de corrupção envolvendo ex-diretor de petroleira estatal do país

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/12/2017 às 2:32
Foto: Alfredo Estrella / AFP / Getty Images
Decisão é por conta de escândalo de corrupção envolvendo ex-diretor de petroleira estatal do país - FOTO: Foto: Alfredo Estrella / AFP / Getty Images
Leitura:

O governo mexicano decidiu nesta segunda-feira impedir a Odebrecht de participar de qualquer concorrência para obras públicas no país pelos próximos quatro anos, em decorrência do escândalo internacional de corrupção envolvendo o grupo brasileiro.

A Odebrecht não poderá participar "de procedimentos de contratação ou celebrar qualquer contrato" com entidades da administração pública federal, empresas do Estado ou suas subsidiárias, assim como com os governos estaduais quando utilizarem recursos federais, informou a Secretaria da Função Pública.

"Os contratos firmados e formalizados com a mencionada infratora (Odebrecht) não estão compreendidos na aplicação da presente circular", destaca o documento.

Escândalo

Até o momento, o escândalo de corrupção da Odebrecht no México envolveu apenas o ex-diretor da petroleira estatal Pemex Emilio Lozoya, que teria recebido 10 milhões de dólares em subornos para  favorecer o grupo em concorrências públicas.

Lozoya, que dirigiu a Pemex entre 2012 e 2016, também é denunciado por receber dinheiro do grupo brasileiro para a campanha do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, quando ocupava a função de coordenador internacional.

Últimas notícias