ÍNDIA

'Terapia da vaca', a nova iniciativa para presos na Índia

A vaca é um animal sagrado e venerado no Hinduísmo. Um comissão quer instalar estábulos nas prisões

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/01/2018 às 17:05
Foto: AFP
A vaca é um animal sagrado e venerado no Hinduísmo. Um comissão quer instalar estábulos nas prisões - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Usar o "poder mágico" das vacas para ajudar os presos a se encaminharem pelo caminho do Bem é a nova proposta de um estado do norte da Índia, que planeja instalar em suas prisões abrigos para este animal venerado no Hinduísmo.

Uma comissão governamental de Haryana, região fronteiriça de Nova Délhi dirigida pelos nacionalistas hindus, anunciou que prevê comprar 600 vacas para realizar esta "terapia", estimada em 1,5 milhão de dólares.

A Gau Sewa Aayog (Comissão de Proteção das Vacas) acredita que a instalação de estábulos em seis prisões a partir do próximo mês terá uma influência positiva nos presos.

"As vacas fazem parte da religião hindu e têm poderes mágicos sobre as pessoas que se ocupam delas", declarou à AFP  Bhani Ram Mangla, presidente da comissão, ao comemorar "os inúmeros benefícios" desta ideia.

A terapia pode "purificar" os detidos, enquanto o esterco e a urina, aos quais os fiéis atribuem virtudes revitalizadoras, podem servir para que sejam preparados na prisão para sua comercialização em mercados locais.

Desde a chegada ao poder dos nacionalistas hindus em 2014, a Índia tem enfrentado tensões políticas e religiosas relacionadas ao tema da vaca sagrada.

Muitos estados do norte do país fortaleceram suas leis em nome da proteção, com penas que incluem até prisão perpétua.

Este país do sul da Ásia tem sido sacudido nos últimos anos por uma série de linchamentos de muçulmanos e dalits ("intocáveis") executados pelas autoproclamadas milícias de proteção das vacas.

Embora o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, tenha condenado estes assassinatos, os ativistas de direitos humanos consideram que as milícias agem com total impunidade.

Últimas notícias