TRUMP

McCain pede que Trump pare os ataques contra jornalistas

Trump declarou na semana passada, no Twitter, que anunciará seus "Prêmios de Fake News"

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/01/2018 às 14:00
Foto: AFP
Trump declarou na semana passada, no Twitter, que anunciará seus "Prêmios de Fake News" - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

"Senhor presidente, pare de atacar a imprensa": o senador republicano John McCain, figura proeminente do Congresso dos Estados Unidos, pediu a Donald Trump nesta quarta-feira (17) para parar seus ataques contra jornalistas.

O presidente americano, cujos ataques contra a imprensa "desonesta" são quase diários, declarou na semana passada que logo anunciará seus "Prêmios de Fake News".

Esses prêmios serão concedidos aos meios de comunicação "mais corruptos e tendenciosos", disse ele no Twitter. Após um primeiro adiamento, prometeu que a premiação aconteceria nesta quarta-feira, mas a Casa Branca foi evasiva sobre o assunto.

"Se Trump sabe ou não, suas ações são observadas de perto por líderes estrangeiros que já usam suas palavras como uma desculpa" para silenciar ou fechar um dos principais pilares da democracia, disse McCain em uma coluna no Washington Post.

O senador do Arizona denunciou, em particular, a atitude "incoerente" ou mesmo "hipócrita" da administração Trump em relação à liberdade de imprensa.

"Enquanto os responsáveis muitas vezes condenam a violência contra jornalistas no exterior, Trump continua seus implacáveis ??ataques à integridade dos jornalistas e da mídia americana", disse ele.

"A expressão 'fake news', legitimada pelo presidente dos Estados Unidos, é usada pelos autocratas para silenciar jornalistas", afirmou.

"A liberdade de informação é crucial para o sucesso da democracia", concluiu McCain em sua coluna dirigida a Trump. "Os jornalistas desempenham um papel central na promoção e proteção da democracia e nossos direitos inalienáveis ??e devem ser capazes de fazer seu trabalho livremente".

Últimas notícias