Acordo de Paris

EUA caminham para cumprir metas climáticas, apesar de Trump, diz ONU

A afirmação é do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que ainda disse ter expectativa de que os americanos cumpram o acordo de Paris

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/03/2018 às 22:16
Foto: AFP/Khaled Desouki
A afirmação é do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que ainda disse ter expectativa de que os americanos cumpram o acordo de Paris - FOTO: Foto: AFP/Khaled Desouki
Leitura:

Os Estados Unidos caminham para cumprir as metas do Acordo sobre o Clima de Paris, apesar do plano do presidente Donald Trump de retirar o país do pacto - afirmou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Guterres disse que os planos de redução de emissões implementados por empresas americanas, governos regionais e cidades fizeram as metas autoimpostas na gestão anterior, ao firmar o pacto em 2016, seguirem seu rumo.

"Vimos as cidades e vimos, em muitos estados, um compromisso muito forte com o Acordo de Paris, a ponto de alguns indicadores estarem avançando ainda melhor do que no passado recente", declarou Guterres à imprensa na sede da ONU em Nova York.

"Há expectativas de que, independentemente da posição da administração, os Estados Unidos possam ser capazes de alcançar, como país, os objetivos adotados em Paris", completou.

Acordo de Paris

Sob esse acordo, o governo do presidente Barack Obama se propôs, até 2025, reduzir as emissões domésticas dos gases causadores do efeito estufa entre 26% e 28% abaixo dos níveis de 2005.

Quase 200 países e partes assinaram o acordo, após intensas negociações em Paris, onde todas as nações fizeram propostas voluntárias de reduzir suas pegadas de carbono para 2030.

O acordo busca limitar o aquecimento global a 2ºC, mas Guterres advertiu que, para alcançar essa meta, são necessárias mais ações até 2020.

Trump enfrentou duras críticas quando anunciou, em junho de 2017, que os Estados Unidos sairiam daquilo que ele classificou como um "mau acordo" para a economia dos EUA.

Últimas notícias