JERUSALÉM

Estados Unidos inauguram oficialmente embaixada em Jerusalém

Donald Trump não compareceu à cerimônia de inauguração da embaixada, mas foi aplaudido quando citado pelo embaixador americano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/05/2018 às 15:24
Foto: AFP
Donald Trump não compareceu à cerimônia de inauguração da embaixada, mas foi aplaudido quando citado pelo embaixador americano - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O governo dos Estados Unidos inaugurou oficialmente sua polêmica embaixada em Jerusalém nesta segunda-feira (14), em uma cerimônia que incluiu um vídeo do presidente americano, Donald Trump.

Trump afirmou na gravação para a cerimônia que os EUA continuam "plenamente" comprometidos com a busca de um acordo de paz duradouro entre israelenses e palestinos, apesar da transferência da embaixada em Israel de Tel Aviv a Jerusalém ter provocado indignação.

Uma placa foi revelada durante a cerimônia.

Horas antes da cerimônia, confrontos violentos ao longo da fronteira da Faixa de Gaza deixaram pelo menos 41 palestinos mortos por tiros de soldados israelenses.

Centenas de pessoas ficaram feridas, no dia mais violento do conflito em vários anos.

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram perto da fronteira em protesto, enquanto um número menor de palestinos que atiravam pedras se aproximaram da cerca e tentaram abrir passagem, com atiradores israelenses posicionados do outro lado.

O embaixador americano em Israel, David Friedman, também falou na cerimônia em Jerusalém e Trump foi muito aplaudido ao ser mencionado.

Friedman citou a localização da embaixada como "Jerusalém, Israel" e foi ovacionado.

O vice-secretário de Estado americano, John Sullivan, liderou a delegação de Washington na cerimônia, que contou ainda com Ivanka, filha de Trump, e seu marido, Jared Kushner, ambos conselheiros da Casa Branca, assim como o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

O status de Jerusalém é, talvez, o problema mais delicado do conflito palestino-israelense.

Israel considera a cidade inteira sua capital, enquanto os palestinos consideram Jerusalém Oriental como a capital de seu futuro Estado.

Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, agradeceu ao presidente Donald Trump, o qual, segundo ele, "fez história" ao transferir a embaixada dos Estados Unidos em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

"Este é um momento histórico. Presidente Trump, ao reconhecer o que pertence à história, você fez história", disse Netanyahu na cerimônia de inauguração da missão diplomática.

 

Últimas notícias