ANTÁRTICA

Degelo na Antártica triplica e impulsiona elevação do nível do mar

Até 2012, a Antártica perdeu 76 bilhões toneladas de gelo por ano. Nos últimos 5 anos, este número passou para 219 bilhões de toneladas ao ano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/06/2018 às 14:36
Foto: Mathilde Bellenger/AFP
Até 2012, a Antártica perdeu 76 bilhões toneladas de gelo por ano. Nos últimos 5 anos, este número passou para 219 bilhões de toneladas ao ano - FOTO: Foto: Mathilde Bellenger/AFP
Leitura:

A Antártica perdeu impressionantes 3 trilhões de toneladas de gelo desde 1992, fazendo o nível dos oceanos aumentar, em nível global, quase 8 milímetros, e esta tendência se acelerou de forma espetacular ao longo dos últimos cinco anos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (13).

Até 2012, o continente branco situado no Polo Sul havia perdido 76 bilhões de toneladas de gelo ao ano, estimaram 84 cientistas que participaram deste estudo de referência, divulgado na revista científica Nature. 

Ameaça para as comunidades costeiras 

Após esta data, a cifra saltou para 219 bilhões de toneladas ao ano. Dito de outra forma, após cinco anos, o gelo derreteu em um ritmo quase três vezes maior do que antes, o que representa uma ameaça para centenas de milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras.

Últimas notícias