Encontro

Irã anuncia reunião com potências mundiais sobre acordo nuclear

A reunião acontecerá na próxima sexta-feira (06), em Viena.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/07/2018 às 9:13
RUBEN SPRICH / AFP
A reunião acontecerá na próxima sexta-feira (06), em Viena. - FOTO: RUBEN SPRICH / AFP
Leitura:

Os ministros das Relações Exteriores dos Estados signatários do acordo nuclear iraniano se reunirão na sexta-feira em Viena pela primeira vez desde a retirada dos Estados Unidos do pacto em maio, anunciou a agência oficial iraniana Irna.

Os ministros do Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia se reunirão com o chanceler iraniano na capital austríaca para abordar "o conjunto de propostas da União Europeia (para responder às garantias pedidas pelo Irã) e os meios para preservar (o acordo) após a retirada dos Estados Unidos", completou a Irna.

O acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano foi concluído em Viena em julho de 2015 entre o Irã e o Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) e foi validado mais tarde por uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O encontro será mediado pela UE

De acordo com a agência Irna, a reunião de sexta-feira terá a mediação da comissão conjunta do acordo, presidida pela UE e responsável por assegurar o acompanhamento e aplicação do pacto.

A última reunião, entre ministros delegados, aconteceu em 25 de maio na capital austríaca.

O governo de Donald Trump anunciou em 8 de maio a retirada unilateral do acordo, concluído com o antecessor Barack Obama. Esta decisão abriu o caminho para um endurecimento das sanções americanas contra a República Islâmica do Irã.

Os outros sócios do Irã manifestam a vontade de seguir adiante sem os Estados Unidos, mas Teerã exige dos europeus uma série de garantias econômicas para permitir a continuidade do acordo.

Últimas notícias