Ciberataque

Crescem ciberataques contra EUA, em especial da Rússia, diz chefe de Inteligência

Dan Coats alerta que objetivo dos ataques é perturbar o curso normal da democracia americana

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/07/2018 às 17:05
Reprodução da internet
Dan Coats alerta que objetivo dos ataques é perturbar o curso normal da democracia americana - FOTO: Reprodução da internet
Leitura:

A ameaça de ciberataques contra os Estados Unidos, em especial da Rússia, está em um "ponto crítico" - advertiu o diretor de Inteligência, Dan Coats, antes da cúpula entre Donald Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, neste sábado (14), em Helsinque.

"Hoje, a infraestrutura digital do país está sendo literalmente atacada. E os piores autores desses ciberataques são Rússia, China, Irã e Coreia do Norte", disse Coats em um evento em Washington nessa sexta-feira (13).

Agentes russos

O diretor ainda ressaltou que a Rússia é "o ator estrangeiro mais agressivo". "Os agentes russos e outros tentam aproveitar as vulnerabilidades em nossa infraestrutura", alertou Coats, considerando que o objetivo dos ataques é perturbar o curso normal da democracia americana.

Apesar de não haver indícios de interferências no caminho para as eleições legislativas de novembro, como as constatadas na campanha presidencial de 2016, Coats indicou que "somos conscientes de que estamos a um clique de distância de uma situação similar".

Na sexta-feira (13), a Justiça americana indiciou 12 agentes de Inteligência russos por hackearem os e-mails do Partido Democrata durante a corrida eleitoral de 2016, da qual o candidato republicano Donald Trump saiu vencedor.

Últimas notícias