caverna de Arago

França: arqueólogos localizam dente de 560 mil anos em caverna

Os restos de um período tão antigo são ''excepcionalmente'' raros, segundo pesquisador

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/07/2018 às 4:51
Foto: Reprodução de vídeo/AFP
Os restos de um período tão antigo são ''excepcionalmente'' raros, segundo pesquisador - FOTO: Foto: Reprodução de vídeo/AFP
Leitura:

Arqueólogos franceses e espanhóis encontraram um dente de leite de 560.000 anos na caverna de Arago, situada no vasto sítio arqueológico pré-histórico de Tautavel, nos Pirineus.

Este "fóssil excepcional" foi encontrado na segunda-feira, informaram os pesquisadores, e pertence provavelmente, segundo as primeiras conclusões, a um exemplar de homo heidelbergensis, uma subespécie que compartilhava traços físicos com o homo sapiens e com seu predecessor homo erectus.

"O dente pertencia a um menino de cinco ou seis anos", explicou Tony Chevalier, um paleoantropólogo da universidade de Perpiñán e do centro de pesquisas de Tautavel.

Raridade

Os restos de um período tão antigo são "excepcionalmente" raros, segundo o pesquisador. Nesse mesmo sítio foi encontrado em 1971 um crânio, conhecido agora como do Homem de Tautavel, cuja antiguidade é estimada em cerca de 460.000 anos.

Os pesquisadores encontraram outros dentes no passado em Tautavel, mas este fóssil "nos ensinará muito sobre o comportamento humano" na época, explicou o especialista.

Últimas notícias