Ásia

Ex-premiê da Malásia enfrenta mais 25 acusações, incluindo corrupção

Além de corrupção, o ex-premiê também é acusado de lavagem de dinheiro

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/09/2018 às 9:19
MOHD RASFAN / AFP
Além de corrupção, o ex-premiê também é acusado de lavagem de dinheiro - FOTO: MOHD RASFAN / AFP
Leitura:

O ex-primeiro-ministro da Malásia Najib Razak recebeu 25 novas acusações por corrupção, ou lavagem de dinheiro, no âmbito de uma investigação sobre o desvio de US$ 681 milhões do fundo de investimentos da empresa pública 1Malaysia Development Berhad (1MDB).

Detido nessa quarta-feira (19), Najib, de 65 anos, declarou-se inocente das acusações — quatro por corrupção e 21 por lavagem — em um tribunal em Kuala Lumpur.

Este escândalo e as suspeitas de desvio de grandes quantias deste fundo de investimentos por parte do ex-premiê e de seus aliados tiveram um papel-chave na derrota, em maio, da coalizão dirigida por ele para a aliança reformista de Mahathir Mohamad.

Atual primeiro-ministro

O atual primeiro-ministro, de 93 anos, voltou ao poder ao se apresentar contra seu antigo protegido Najib Razak, e lançou as investigações ligadas com o fundo 1MDB.

O novo governo anunciou que quer recuperar os recursos desviados da empresa pública 1MDB, criada inicialmente para modernizar o país.

O governo americano, que quer recuperar bens adquiridos ilegalmente, estima que 4,5 bilhões tenham sido desviados desse fundo.

Últimas notícias