Corrupção

Maior banco da Dinamarca é investigado por lavagem de dinheiro

O caso foi classificado como o maior caso de lavagem de dinheiro na Europa pelo ministro dinarmaquês

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/10/2018 às 7:18
Foto: Reprodução/Google Street View
O caso foi classificado como o maior caso de lavagem de dinheiro na Europa pelo ministro dinarmaquês - FOTO: Foto: Reprodução/Google Street View
Leitura:

O banco mais importante da Dinamarca, Danske Bank, afetado pelo "maior caso de lavagem de dinheiro na Europa", anunciou nesta quinta-feira (4) que é objeto de uma investigação das autoridades americanas.

A filial estoniana do banco, que assegura cooperar com a investigação, está no centro do escândalo depois que - segundo um relatório solicitado pelo próprio banco - viu transitar entre 2007 e 2015 quase 200 bilhões de euros através de contas de 15.000 clientes estrangeiros não residentes na Estônia.

Parte importante dos fundos foi considerada suspeita, o que poderia elevar a quantia de dinheiro sujo, procedente essencialmente da Rússia.

Maior caso de lavagem de dinheiro na Europa

O caso, classificado pelo ministro dinamarquês para as Empresas como o "maior caso de lavagem de dinheiro na Europa", é investigado na Dinamarca e Reino Unido e acompanhado de perto pela União Europeia.

A Autoridade Dinamarquesa dos Mercados Financeiros solicitou ao Danske Bank uma reserva de 10 bilhões de coroas (671 milhões de euros) para garantir sua solvência.

Últimas notícias