Repressão

Eleições legislativas deixam 10 mortos em Bangladesh

A polícia matou três pessoas e outras seis foram mortas em confrontos entre partidários da Liga Awami e apoiadores do BNP

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/12/2018 às 8:27
Foto: Indranil Mukherjee / AFP
A polícia matou três pessoas e outras seis foram mortas em confrontos entre partidários da Liga Awami e apoiadores do BNP - FOTO: Foto: Indranil Mukherjee / AFP
Leitura:

Pelo menos dez pessoas morreram em confrontos neste domingo (30), durante as eleições legislativas em Bangladesh, após uma campanha eleitoral marcada por violência e acusações de repressão contra milhares de militantes da oposição.

A polícia matou três pessoas e outras seis foram mortas em confrontos entre partidários da Liga Awami e apoiadores do Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), principal partido da oposição, informou a polícia.

Além disso, os militantes da oposição mataram um policial. 

As eleições, que devem dar um quarto mandato à primeira-ministra Sheikh Hasina, são realizadas no meio de um grande dispositivo de segurança. 

Reeleição

Há dez anos no poder, Hasina, de 71 anos, é muito popular entre seus compatriotas graças a um período de grande crescimento econômico e por ter feito com que Bangladesh perdesse sua imagem de país pobre. Ela também recebeu centenas de milhares de rohingya que fugiram de Mianmar.

Mas seus detratores a descrevem como um autocrata que prendeu sua adversária Khaleda Zia e reprimiu a dissidência com prisões em massa, desaparecimentos forçados e leis severas que amordaçam a imprensa.

Últimas notícias