Guerra contra o terror

Membros do G20 anunciam maior rigor no combate ao islamismo radical

Reunião do G20 acontece na Alemanha, um dos países atingidos por ataques terroristas nos últimos anos

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 07/07/2017 às 19:28
Foto: AFP
Reunião do G20 acontece na Alemanha, um dos países atingidos por ataques terroristas nos últimos anos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os integrantes do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) decidiram hoje (7) redobrar o combate e adotar medidas para cortar o acesso de grupos fundamentalistas islâmicos ao sistema financeiro internacional, especialmente o Estado Islâmico e a Al Qaeda. A informação é da Télam.

Os líderes do G20 se comprometeram a reforçar a cooperação internacional e a luta contra o islamismo radical, a melhorar o intercâmbio de informações neste âmbito, barrar as fontes de financiamento desses grupos e evitar sua propagada nas redes sociais, depois da onda de atentados dos últimos anos.

Após a primeira jornada da cúpula do G20 em Hamburgo, Alemanha, o grupo emitiu um comunicado conjunto sobre a ameaça do terrorismo fundamentalista internacional, no qual condena sua expansão a nível global e se propõe a combatê-lo de forma unitária. "Nos asseguraremos que os terroristas sejam levados à justiça", afirma o documento.

Apoio

Os membros se comprometem no texto a apoiar os esforços das Nações Unidas contra o extremismo e destacam a necessidade de lutar de forma coordenada contra a ameaça que supõe o regresso a seus países de origem de combatentes procedentes da Síria e do Iraque, evitando que se estabeleçam em outras regiões.

Últimas notícias