Ex-presidente

Em artigo, Lula diz que já venceu uma crise e pode fazer isso de novo

Cumprindo pena após ser condenado em segunda instância por corrupção, ex-presidente fala de eleições e da necessidade de retomada dos investimentos

Maria Luiza Borges
Cadastrado por
Maria Luiza Borges
Publicado em 29/07/2018 às 15:06
Foto: EBC
Cumprindo pena após ser condenado em segunda instância por corrupção, ex-presidente fala de eleições e da necessidade de retomada dos investimentos - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

O Jornal do Commercio (JC), ao lado de dois veículos regionais de mídia - os jornais O Povo, do Ceará, e A Tarde, da Bahia - publica na sua edição deste domingo artigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação econômica do Brasil e possíveis saídas para a crise. Lula tem aparecido nas pesquisas na liderança da corrida presidencial para as Eleições 2018, apesar de estar preso em Curitiba, depois de ter sido condenado por corrupção. Confira a íntegra do texto:

 

Por um Brasil de Todos

 

Luis Inácio Lula da Silva (*)

 

Toda pessoa que tem um diploma da vida, como eu tenho, sabe que trabalhar, poder cuidar da família, é uma coisa sagrada que nos dá muito orgulho. Para podermos ter emprego e isso acontecer é preciso que a economia cresça, e o resultado desse crescimento seja distribuído de forma justa.

Para a economia crescer, o empresário tem que investir. Para o empresário investir, é preciso que o governo ofereça infraestrutura, um ambiente estável e políticas que favoreçam o crédito tanto para o investimento quanto o consumo. O investimento vai gerar emprego na indústria, que vai pagar um salário que gera um consumidor, que faz o comércio vender e gerar outro trabalhador, na loja, que vai consumir também. É como se fosse uma roda gigante. Por isso é fundamental o País recuperar sua capacidade de investir para ter um novo ciclo de crescimento.

O Brasil foi um dos países mais promissores e otimistas do mundo, quando seguiu esse caminho que combina combate à pobreza com desenvolvimento da economia. Hoje o País vive um ciclo diferente. O governo atual reduz investimentos, gerando pobreza, desemprego e aumento nos custos da energia. A indústria e o comércio demitem. Dizem que a inflação está baixa, mas o preço do gás de cozinha e da gasolina não param de aumentar.

 

O Brasil foi um dos países mais promissores e otimistas do mundo, quando seguiu esse caminho que combina combate à pobreza com desenvolvimento da economia.

 

As próximas eleições são fundamentais para definir o caminho do País. Precisamos retomar os investimentos no futuro do Brasil, e esse futuro são os brasileiros que precisam voltar a ter emprego, oportunidades e sonhos. No meu governo, o povo parcelava a compra do carro e da casa própria. Agora, com Temer e o PSDB, parcela para encher o tanque de gasolina ou comprar um botijão de gás.

Retomada de economia de verdade será quando as pessoas voltarem a ter bons empregos com carteira assinada, a ter a chance de fazerem uma faculdade e comprarem uma casinha. Para isso acontecer, precisamos de governantes que acreditem no nosso povo. Eu tenho certeza que é possível vencer a crise, porque eu já resolvi uma grave crise no Brasil uma vez e tenho certeza que posso, mais experiente, fazer isso de novo.

 

(*) Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente da República

Últimas notícias